O mês de fevereiro marca o início de uma nova fase na Netfarma, loja online do setor de medicamentos, cosméticos, saúde e beleza. A empresa quer estar ainda mais íntima e próxima dos consumidores e, para isso, vem implementando melhorias nos serviços, infraestrutura e novas tecnologias. Segundo o Head de TI da empresa, Homero Romão Filho, as mudanças implementadas possuem foco na modernização das áreas mais estratégicas como e-commerce, checkout e política de frete.
“Nossa principal demanda em TI é criar uma inteligência que possa suportar os desafios que a empresa necessita, não somente hoje, mas também para os próximos meses, além de dar subsídios para que futuras tecnologias possam ser agregadas na nossa arquitetura, de uma forma que tragam resultados imediatos”, pontua Homero Romão Filho.
O executivo conta que a missão da Netfarma é simplificar o acesso a experiências personalizadas de saúde e autoestima que melhoram a vida de seus consumidores. A nova identidade visual e essa modernização tecnológica mostra de forma clara as características que a varejista quer mostrar ao mercado: próxima, confiável, transparente, prática e conectada.
E esse processo está sendo muito intenso não só para a área de TI, mas para todos os departamentos da empresa. “O e-commerce, por si só, já exige que todo player tenha uma velocidade muito maior do que se vê habitualmente no mercado. E nossa proposta é ir além de investir em tecnologias específicas, estamos apostando em uma visão mais focada na criação de sistemas inteligentes e novos conceitos”, explica.
Inovação
A modernização da arquitetura da Netfarma visa criar maior integração entre os sistemas legados e as novas plataformas. Na visão do executivo, o projeto é diferenciado no mercado nacional, pois não somente a tecnologia utilizada em si, mas novos processos e outras questões como a política de fornecedores impactam diretamente nessa modernização.
“Acredito que a inovação tem um papel fundamental no Varejo quando falamos em e-commerce. Mas essa inovação só faz sentido se realmente transformar o negócio, trazendo resultados significativos. Para dar um exemplo, na área de experiência do usuário, seguimos o conceito de otimização contínua. Fizemos um estudo sobre o comportamento dos clientes no site, com avaliação de diferentes indicadores de usabilidade, execução de testes no portal e seleção de melhorias que pudessem ser incorporadas ao layout. Trata-se de um processo contínuo”, acrescenta Homero Romão Filho.
Segundo ele, a TI é um pilar tão importante quanto qualquer outra área da empresa, transformando todo esse processo de mudança em realidade. “Nossa meta principal é concluir com sucesso todo o nosso backlog de projetos, que são a base para essa transformação. Esperamos que pelo menos 70% dos nossos projetos em andamento estejam concluídos até maio deste ano. Existe uma expectativa muito grande ao que essas mudanças trarão, destacando ainda mais a Netfarma no mercado e a diferenciando dos outros players”, conclui o executivo.