O crescimento da rede paulista será puxado pela inauguração de quatro unidades neste ano
Com 33 lojas, a rede paulista Savegnago projeta um faturamento nominal de R$ 2,5 bilhões neste ano, 19% superior aos R$ 2,1 bilhões registrados em 2015. A alta deverá ser puxada principalmente pela inauguração de quatro unidades, já que se estima um aumento nominal em mesmas lojas de 8%.
O desempenho poderia ter sido melhor, não fosse a crise. Mas, para Murilo Savegnano, gerente de marketing da empresa, há razões para comemorar. O Savegnago é líder em dez das 11 cidades em que a atua. Em São Carlos, o município onde não tem liderança, acabou de abrir duas lojas.
“Nossa participação de mercado só vem crescendo ano a ano”, diz Murilo. Na média das 11 cidades, o market share passou de 28,9% em 2013 para 30,9% nos nove primeiros meses de 2015. “E nossos planos de investimento continuam a toda”, acrescenta o executivo.
Ainda no primeiro semestre deste ano, o Savegnago deve inaugurar um supermercado de 2.040 metros quadrados, âncora de um shopping na cidade de Barretos, cujo investimento é de R$ 7 milhões. O valor inclui construção, equipamentos e comunicação visual.
Está previsto mais uma unidade em São Carlos, além de um supermercado em Rio Claro, com 2.700 metros quadrados e 26 lojas satélites, e outro em Ribeirão Preto, com 2.000 metros quadrados . Neste ano, deverá sair também o novo escritório de 3.750 metros quadrados, em comemoração aos 40 anos da empresa, cujo investimento foi de R$ 15 milhões.
“Esse modelo com lojas de 2.000 a 3.000 metros quadrados é o que sabemos fazer. Os hiper estão sofrendo com o cash & carry e, embora a gente tenha terreno para montar um atacarejo, o formato ainda não é o nosso foco”, comenta o gerente.
Um dos trunfos da rede, segundo Murilo, é planejar cuidadosamente o futuro próximo e o distante, sem se deixar manipular pelo vendaval do mercado. Para ele, é isso que tem garantido um lucro líquido médio de 3% ao mês e um Ebitda cada vez melhor.