A Lojas Renner vê um crescimento moderado das vendas em relação a 2015, enquanto não espera grande salto da inadimplência no ano, depois de ter registrado crescimento mais lento no último trimestre do ano. A varejista informou na semana passada lucro líquido de R$ 251,5 milhões no quarto trimestre, avanço de 15% sobre o mesmo período um ano antes. A médias das estimativas de analistas apontava para lucro de R$ 254 milhões.
A receita líquida subiu 10% no trimestre, encerrando dezembro em R$ 1,83 bilhão. Mas nos últimos três meses do ano passado, as vendas mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) da Renner subiram 4,5%.
No quarto trimestre de 2014, este indicador foi o maior daquele ano, quando cresceu 17,3%, disse à Reuters o diretor financeiro e de relações com investidores, Laurence Gomes. No quarto trimestre, novembro teve um resultado de vendas “um pouco abaixo”, com um final de semana a menos, uma base de comparação alta em relação a 2014 e o ambiente promocional, com Black Friday.
Os clientes esperaram um pouco para as compras de Natal, segundo Gomes. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 491,7 milhões, alta de 5,6% na mesma base de comparação. “O ano foi muito bom… mesmo diante do ambiente promocional desde maio e um mercado bem competitivo, conseguimos desempenho acima do varejo”, disse o executivo.
No fechado de 2015, o lucro da Renner subiu 22,8%, a R$ 578,8 milhões. Gomes vê um “cenário desafiador em 2016” e espera um aumento das vendas este ano mais moderado em relação ao ano passado. “A gente tem um grande número de lojas não maturadas e potencial para ganhar participação de mercado, principalmente nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste”, afirmou.
A companhia prevê investir R$ 550 milhões em 2016, ante R$ 571 milhões no ano passado e vai expandir a abertura de lojas das redes Camicado (utilidades domésticas) e Youcom (marca de moda jovem). A empresa planeja abrir 25 Lojas Renner (ante 27 em 2015), 15 Camicado (10 um ano antes) e 20 Youcom (foram 12 em 2015) este ano.
“Estamos identificando oportunidades com o fechamento de lojas no varejo, maior vacância em shoppings”, disse o executivo, acrescentando que lojas menores que se adequam ao formato das duas redes têm apresentado condições mais favoráveis.
As condições econômicas atuais podem afetar a piora da inadimplência, mas o executivo espera que o indicador fique em linha ou um pouco pior do que o resultado em 2015, ainda “dentro de um nível aceitável, sem piora relevante”.
“Ao longo de 2015 implementamos novos processos de cobrança, recuperação, são tecnologias novas para cobrança e recuperação de crédito e vão ser maturados ao longo de 2016”, afirmou.
O resultado de produtos financeiros da Renner caiu 8,6% e encerrou o trimestre em R$ 38,4 milhões. As perdas no cartão Renner, líquidas das recuperações, foram de 4,2% sobre a carteira ante 2,8% um ano antes.