Programa de fidelização de clientes é nova estratégia do grupo cearense Pinheiro Supermercado, por meio de parceria com a Netpoints. Clientes podem começar a pontuar e trocar pontos a partir de janeiro
FIDELIZAÇÃO 18/12/2015
O grupo cearense Pinheiro Supermercado firmou parceria com o programa de fidelidade Netpoints. O convênio passa a vigorar no próximo 8 de janeiro, mas foi apresentado ontem, por ambas as empresas, durante café da manhã para convidados. A parceria marca a entrada do programa de fidelidade nas empresas do Nordeste, começando pelo Ceará. De cara, a Netpoints estará presente nos seis municípios onde o grupo Pinheiro tem lojas, que são Sobral, Quixadá, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Aracati, além da Capital.
A partir de então, os clientes associados poderão acumular pontos nas compras realizadas e trocar por produtos e até por milhas aéreas, já que a Netpoints tem parceria com programa de fidelidade Smiles. O presidente da Netpoints, Carlos Formigari, conta que isso acontece porque a empresa utiliza conceito de um programa multiparceiros, de coalizão. Na prática, o cliente acumula pontos nas compras realizadas em qualquer uma das 1.500 lojas parceiras do programa e pode trocar os pontos por produtos e serviços destas lojas.
Não adianta ter um programa de fidelização que só sua loja de sapatos, só sua loja de roupas vai participar. Tem de ser um programa que tem uma amplitude grande de parceiros, acredita. Hoje, o programa de fidelidade tem 250 mil cearenses associados, o que representa 2,7% da população do Estado. Mas a empresa quer ir além. Até a metade de 2016, a meta é ter 1 milhão de consumidores cadastrados, projeta Formigari. Em todo o Brasil, são 25 milhões de clientes que utilizam o programa.
Vantagens para o varejo
Ter parceria com um programa de fidelidade também traz vantagens para o cliente primeiro, que é o varejista. Os dados cadastrais dos clientes finais ficam computados no sistema, como as marcas de preferência, os produtos mais comprados, os valores investidos, os horários em que vão às compras. Tudo isto ajuda uma loja do varejo a entender e traçar um perfil dos comportamentos de seus consumidores. Tem de entender muito bem o comportamento do consumidor para ser assertivo. Tem o varejista, que é quem está comprando o programa. Ele tem toda uma plataforma, que permite alavancar os resultados, explica Formigari.
Nós não acreditávamos. Essa coisa ainda era desconhecida. Mas agora nós somos suficientemente conhecedores de que é possível fazer um bom trabalho no varejo a partir da fidelização, diz o presidente do grupo Pinheiro Supermercado, Honório Pinheiro. Segundo ele, no mercado, é importante trabalhar com um conceito de economia colaborativa, quando se faz parcerias e sociedades para crescer. Por muito tempo, fomos castrados a trabalhar na colaboração.
Serviço
Para se cadastrar no Netpoints
Acesse: www.netpoints.com.br/cadastre-se
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