02/12/2015 – 08:52
No dia 27 de novembro, praticamente todo comércio brasileiro se mobilizou para a realização de mais uma edição da Black Friday. Shoppings abriram mais cedo, supermercados trataram logo de mudar a exposição dos produtos, enfim, foi um dia para incentivar o consumo que andava tendo quedas consecutivas.
O que passa despercebido são algumas lições que essa data ensina para os empresários do comércio nacional. Pensando nisso, a gerente de Operações e Novos Negócios da WCA Inteligência de Negócio, Denize Sarmiento, revela o que o comércio deve praticar depois da Black Friday: . Pesquisa: nesta edição da Black Friday, o consumidor pesquisou ainda mais os preços antes de efetivar uma compra, por isso, o empresário deve criar este hábito: se meu cliente pesquisa, eu também pesquiso. É através dos preços e promoções praticadas pelo concorrente, que o empresário pode criar alternativas de se destacar para esse consumidor mais atento.
. Promoção: mesmo com a crise que o País vem enfrentando e até mesmo com o cenário de retração do consumo, o anúncio de um dia inteiro de promoções foi suficiente para o consumidor abrir o bolso. Pensando nisso, o consumidor pode criar dias próprios de preços baixos e fazer com que seu cliente compre cada vez mais. Não precisa esperar até novembro de novo para lucrar.
. Tempo: algumas lojas optaram não só por um dia de promoções, mas uma semana e até um mês. Para alguns comércios, o mês inteiro de baixos preços é inviável, mas uma semana pode ser tentadora para quem precisa comprar presentes, por exemplo. Por isso, uma sugestão é pegar aqueles produtos que mais fizeram sucesso e aproveitar o próximo pagamento para criar uma promoção de Natal. O consumidor quer presentear, e se tiver condições para isso, com certeza abrirá o bolso novamente.
. Estoque: nas edições anteriores da promoção, muitos consumidores reclamaram que o estoque de determinados produtos acabava mais rápido, o que gerou insatisfação e até mesmo certa desconfiança de quem não conseguiu comprar. Por isso, aproveite o balanço de vendas da Black Friday para montar um histórico da promoção. Dessa forma, no próximo ano, o estoque poderá receber um reforço dos produtos mais procurados.
Não importa de qual segmento do comércio sua empresa faz parte, a Black Friday pode ser uma grande escola para quem conseguir prestar atenção nos detalhes e carregar esse conteúdo absorvido durante o ano todo.
Lembre-se que teremos 2016 todo pela frente, e com ele Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças, etc. Além do aniversário de sua empresa. Por isso, comece desde já a prestar atenção no comportamento do seu cliente, ele pode ajudar seu faturamento crescer.
Fator Brasil – SP