Por Redação SM – 30/10/2015
Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que a participação do setor já supera a dos hipermercados
Levantamento realizado pela consultoria Kantar Worldpanel revela que a busca por preços mais baixos está colocando os atacarejos no radar do consumidor. Hoje, de todas as compras feitas pelos brasileiros enquanto consumidores finais, 7,1% vêm desse segmento. Em 2011, o valor era de 4%.
Os supermercados ainda são a principal fonte de abastecimento e respondem por 51% de tudo que é comprado e levado para casa. Os hipermercados ficam com 4% e os mercadinhos de bairro, 26%. Mas os atacarejos estão avançando, afirma Flavia Amado, gerente de varejo da América Latina da Kantar Worldpanel.
Em geral, o formato oferece 30% menos produtos do que os supermercados e se concentra em itens básicos. Para especialistas, isso reduz as compras por impulso e ajuda ainda mais no controle do orçamento.
Tanto os especialistas em varejo como os atacadistas afirmam que desde os consumidores da classe Ae B até aqueles com orçamento mais restrito, das classes De E, passaram a frequentar com mais assiduidade os atacarejos.
Belmiro Gomes, presidente do Assaí, observa que as novas unidades da rede já estão ganhando mais conforto, como ar condicionado, e já existe a opção de pagar com cartão de débito e crédito. Hoje já aceitamos até alguns vale-alimentação, afirma.
Fonte: O Globo
Revista Supermercado Moderno online – SP