Sancionada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) mobilizou governos, empresários e a sociedade civil. Mas diversos setores envolvidos na gestão de resíduos sólidos ainda precisam colocar em prática a PNRS. A RWM Brasil 2015, evento internacional dedicado à gestão de resíduos sólidos, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, posiciona-se hoje como um dos elos mais importantes entre esses diversos setores: o de reunir especialistas e empresas nacionais e estrangeiras e apresentar soluções para a gestão do lixo em todas as cidades brasileiras, em conformidade com a PNRS.
Para Jesus Gomes, diretor da i2i Events Group, empresa que organiza a RWM na Inglaterra, há mais de 48 anos, e a RWM Brasil 2015, a PNRS é fundamental para o País e o gerenciamento de resíduos sólidos uma área estratégica e relevante para todas as sociedades modernas que querem cidades mais sustentáveis. Gomes aponta ainda que priorizar o meio ambiente também é uma maneira de enfrentar crises econômicas e que a gestão de resíduos sólidos não pode ser abandonada. Aplicar a PNRS será sinal de maturidade sócio-ambiental-econômica.
Prova disto são as soluções que o evento traz na sua edição de 2015. Entre elas, a que será apresentada pela Hitashi Zosen Inova, que utiliza avançada tecnologia para a transformação (térmica ou biológica) do lixo em energia limpa, solução para uma área estratégica e que reflete o alcance da sustentabilidade para a economia do País.
Já o grupo Sorain Cecchini Tecno (SCT), responsável pelo maior tratamento biológico de compostagem da Europa, para mais de 20 mil toneladas de lixo por dia, traz novas tecnologias de tratamento mecânico e biológico dos resíduos. Mais de 100 empresas estão confirmadas na RWM Brasil 2015. Deste total, 15% são grupos internacionais.
Fórum
Em paralelo à exposição de serviços e produtos, o evento realizará novamente o Fórum ABRELPE RWM Brasil 2015, com uma programação especial para promover a troca de experiências entre especialistas, empresários e gestores estaduais e municipais. Entre os temas do Fórum, destaque para Governança da Gestão de Resíduos na Prática, com apresentação de um case internacional; A Taxa Municipal de Lixo’: os Desafios e Vantagens de sua Cobrança, e Linhas de Financiamento para a Gestão Integrada dos RSU: Experiências e Casos de Sucesso.
BNDES e ISWA Representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos) estarão entre os palestrantes do Fórum ABRELPE RWM Brasil 2015. A palestra Magna será com o presidente do Comitê Científico e Técnico da ISWA, o grego Antonis Mavropoulos, que abordará a crise econômica na Grécia e como o país tem mantido a sua gestão de resíduos sólidos neste momento crítico. Antonis também apresentará pesquisa inédita, que resultou no relatório Wasted health, the tragic case of open dumps’ (Saúde desperdiçada, o trágico caso de lixões a céu aberto), um caso de saúde pública.
Crescimento
A organização da RWM Brasil 2015 prevê para este ano crescimento 30% maior no número de visitantes e interessados em buscar soluções nas novidades e tecnologias apresentadas. Na edição anterior, o evento gerou mais de R$ 1 bilhão em negócios durante os dois dias da feira.
As projeções são muito boas, até porque estamos em plena sintonia com as demandas brasileiras e mundiais no que diz respeito a sustentabilidade. Há também uma maior conscientização sobre a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos para a sociedade, comenta o diretor da i2i Events Group.
Como nos anos anteriores esta será a terceira edição da RWM Brasil -, o evento reunirá novamente especialistas, gestores e empresários brasileiros e de diversos países. Em 2014, 34% dos participantes eram gestores de resíduos, 19% representantes municipais e 42% da área de serviços e consultorias, sendo 20% gestores públicos (governos e agências de meio ambiente, estaduais e municipais) e 80% responsáveis por empresa de reciclagem, transformação de resíduo em energia, saneamento e instituições financeiras.
Além das soluções e tecnologias apresentadas por empresas nacionais, a edição anterior contou com a participação de representantes empresariais de 17 países, como Reino Unido, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Itália, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Suécia, Noruega, Áustria, entre outros.
Mais informações: rwmbrasil.com.br
RWM Brasil 2015
Data: 29 e 30 de setembro
Horário: 10h -20h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387- Santo Amaro /São Paulo- SP
Abividro – SP