31/08/2015 às 05h00
Por Isabel Dias de Aguiar | De São Paulo
Mesmo em um período de tumulto na economia, como o atual, a área de franquias não para de crescer. A realização do sonho do negócio próprio prospera, especialmente quando as grandes empresas liberam parte de seu contingente de funcionários qualificados com gordas gratificações. É neste momento que essas pessoas, em geral executivos, buscam alternativas de ocupação. As franquias, pela segurança que oferecem, são uma das opções mais frequentes, explica o diretor da Associação Brasileira de Franquias (ABF)e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Juarez Leão. Embora preparados para o mundo dos negócios, esses profissionais egressos do mundo corporativo precisam se qualificar e, além disso, aprender a selecionar e preparar seus potenciais subordinados.
Foi por essa razão que a ABF se uniu ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para levar conhecimento a candidatos a constituir empresas pelo sistema de franquias. O programa, denominado “Entendendo o Franchising”, faz parte de um projeto ainda maior - o Franquias Brasil, que inclui ensino à distância por meio de jogos. As duas instituições se propõem levar conhecimento a cerca de 10 mil pessoas até o fim de 2016 em 120 municípios de 19 estados, segundo o projeto original, que está orçado em R$ 19 milhões. Foram definidos dez módulos para os ensinamentos, parte por meio de cursos presenciais e os demais, à distância.
Leão diz que há uma grande preocupação com os resultados a serem alcançados pelos investidores em franquias. “A maioria aplica as economias de uma vida para realizar um negócio”, diz. “É preciso fazer a escolha certa.”
Para o diretor da ABF, ter trabalhado em uma grande empresa, mesmo em funções executivas, não é garantia de sucesso. São realidades diferentes e merecem qualificação específica. Deve, se condicionar a ter iniciativas próprias e seguir um modelo previamente definido, que é uma das principais características das franquias, além de ter uma boa relação com o franqueador.
A associação com o Sebrae ajuda a levar o projeto para o interior do país. A instituição conta com 700 unidades adequadas para a realização dos treinamentos, que serão promovidos ao longo de 18 meses. Os resultados da iniciativa já podem ser conferidos, diz Leão. A demanda por cursos superou as expectativas em mais de 15%.
Cursos de graduação e de pós-graduação também estão incluídos nos projetos educativos da ABF. Na Fundação Instituto de Administração (Fia) da Universidade de São Paulo, já são seis turmas reunidas em um curso de pós-graduação com especialidade em franquias e duração de um ano e meio.
O curso é dirigido a executivos e franqueadores. A iniciativa agora está sendo levada para o Rio de Janeiro por meio de convênio firmado pela ABF com a Escola Superior de Propaganda em Marketing (ESPM Rio) foram criados cursos em nível de pós-graduação com especialização em Gestão de Franquias. Outro convênio, desta vez firmado com a Universidade Estácio de Sá, prevê a criação de curso de graduação voltado para franquias.
Valor Econômico – SP