O faturamento bruto das 250 maiores redes de varejo do Brasil passou de R$ 454 bilhões em 2014, informa o Ranking SBVC 2015, realizado pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo com o apoio da KPMG, Varese Retail e BTR Educação e Consultoria, que lista as 250 maiores redes de varejo do Brasil. O faturamento delas representa 36,76% do total do varejo nacional de bens que é de R$ 1,23 trilhão, de acordo com o IBGE. 94 das redes listadas tiveram faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2014.
O documento mostra que as cinco maiores representam 31,36% do total das 250 listadas no ranking e 11,54% do varejo descrito pelo IBGE. A primeira colocada é o Carrefour com faturamento de R$ 37,92 bilhões. Entre as dez primeiras, três empresas do Grupo Pão de Açúcar (CNova, Via Varejo e Multivarejo) com faturamento de R$ 72,87 bilhões, o que caracteriza o GPA como o maior grupo de varejo do Brasil.
Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, o estudo é pioneiro pela profundidade e abrangência das empresas analisadas. “Pela primeira vez, é analisada esta quantidade de empresas de varejo com uma série de indicadores e informações. Além da radiografia completa do setor as análises apontam conclusões importantes como o fato do maior grupo varejista do Brasil empregar sozinho mais brasileiros que toda a indústria automobilística”, analisa.
Outras apurações:
A maior rede de varejo do Brasil em número de lojas é o Boticário com 3.912 unidades, seguida da Subway com 1.817;
Das 250 empresas de varejo no ranking, 35 são de franquia;
A maior por número de funcionários é a Multivarejo com 101 mil colaboradores;
As 48.706 lojas que compõem o ranking empregam mais de 1,5 milhão de pessoas em 2014.
O maior empregador privado do Brasil é o GPA, com 174 mil funcionários.
As três redes com melhor produtividade são Privalia, CNova e Wine.
13 redes de varejo já operam mais mil lojas;
Na lista das 250, 40% operam e-commerce;
Entre as 250, 25 são de controle estrangeiro;
30 das 250 estão nos 27 estados;
Das cinco maiores, a que mais cresceu em faturamento foi a Magazine Luiza com 18,7%.
*O lançamento oficial do ranking acontecerá no dia 26 de agosto.
Edição: Karina Rodrigues
Fonte: SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
Data de publicação: 10/08/2015
Textília.net – SP