Setor eletroeletrônico prejudica desempenho dos shoppings do grupo
A BR Malls, principal empresa de shopping centers do País, com participação em 48 empreendimentos e quase 1 milhão de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) própria, fechou o segundo trimestre do ano com um aumento de 0,3% nas receitas de seus lojistas, para R$ 5,4 bilhões. Excluindo o efeito das vendas de participação, as vendas totais subiram 4,1% na comparação anual.
Considerando mesmas lojas, a alta das vendas foi de 3,6%, em desaceleração em relação aos trimestres anteriores e refletindo as dificuldades enfrentadas pelo varejo diante de um cenário macroeconômico mais desafiador. As vendas foram impactadas negativamente pelo desempenho ruim das lojas de eletroeletrônicos, por conta do efeito calendário (Copa do Mundo há um ano). Excluindo esse segmento, o crescimento em mesmas lojas teria sido de 5,9%.
A empresa ressaltou que os shoppings com ocupação acima de 99% representaram 50% da Receita Operacional Líquida (NOI) da companhia no trimestre. Na média a taxa de ocupação dos shoppings da BR Malls ficou em 97% e o aluguel em mesmas lojas (SSR) subiu 7% na comparação anual, ligeiramente acima da inflação do período (6,41%, segundo o IBGE). A inadimplência dos lojistas ficou em 3,7%, uma queda de 0,7 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano, mas 7,6% dos lojistas realizaram pagamentos em atraso.
Revista No Varejo on-line – SP