23/06/2015
Ao lançar controle de US$ 150 (o triplo de um dispositivo padrão), americana aposta em acessórios para gamers de consoles
Lançado na semana passada durante a conferência de videogames E3, em Los Angeles,o Xbox Elite, controle de videogame da Microsoft, que custará US$ 150 o triplo de um dispositivo padrão ou cerca da metade do valor de um console com um controle padrão no mercado americano nem chegou às lojas (está previsto para outubro) e já causa polêmica.
Muitos acharam que a estratégia de preço da companhia americana parecia fora da realidade. Com um antideslizante de borracha em padrão diamante, botões personalizáveis na parte de trás e alavancas e manches que podem ser trocados, o acessório é similar aos seus antecessores mais baratos.
Os jogadores sérios, que se entusiasmaram com o controle na E3, conseguiram ignorar a semelhança. As mudanças aparentemente pequenas fazem uma grande diferença para aqueles jogadores que passam horas por dia se aperfeiçoando no Call of Duty e no Halo.
Ao criar um produto com materiais de alta qualidade e recursos avançados, a Microsoft tenta atender um pequeno segmento da comunidade de jogadores que está disposto a investir bastante em ferramentas que podem proporcionar uma vantagem a eles no campo de batalha digital.
Os gamers norte-americanos de consoles investirão mais de US$ 450 milhões em 2015 em controles de jogos, principalmente no produto padrão, segundo o IDC. Mas os gamers de PC mostram há anos uma propensão para gastar quantias absurdas em teclados mecânicos e mouses ponderados.
Com o Xbox Elite, a Microsoft está tentando criar um mercado de luxo entre os gamers de consoles, similar ao que existe entre os obsessivos dos PCs.
Eles estão indo atrás de uma audiência muito específica, afirma Lewis Ward, diretor de pesquisa sobre jogos do IDC.
Brasil Econômico – SP