Por Redação SM – 02/06/2015
A comparação é feita com igual período do ano passado, segundo dados divulgados pela SBVC. Recuperação do setor deverá ser lenta
De janeiro a maio deste ano, foi constatado que o consumidor brasileiro continua cuidadoso para efetuar suas compras. O fluxo de pessoas dentro das lojas apresentou queda de 6,9% no período em comparação com a mesma data em 2014. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
O estudo mostra ainda queda de 8,2% no comparativo de maio de 2015 com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, maio de 2015 foi positivo em comparação com abril, com elevação de 6%. A região Sudeste foi a que registrou a maior alta em relação a abril, com crescimento de 7,4%, enquanto a região Norte foi a única a registrar queda em relação ao mês anterior com decréscimo de 0,5%.
Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, a recuperação do setor, assim como de outros segmentos do mercado, deve ser lenta. A confiança do consumidor ainda é baixa. Existe muito receio por parte do consumidor em relação ao futuro que leva à retração de consumo, motivo que pode dificultar a retomada, destaca. O executivo complementa que os três pilares que sustentam o consumo, emprego-renda-crédito, já não são estáveis como há meses atrás. Além disso, não há nada que tenha propiciado uma recuperação na confiança do consumidor.
Revista Supermercado Moderno online – SP