30 de maio de 2015
A crise econômica dominou o noticiário durante os cinco meses do ano. Está tudo na mídia e nas redes sociais. Mas não passa pela cabeça do vitorioso empresário Luciano Hang, o fundador e presidente da Havan. Iniciou sua trajetória com um só empregado numa lojinha de tecidos com 40 metros quadrados, na Rua Azambuja, em Brusque, e hoje comanda a maior rede de grandes lojas de departamentos do Brasil.
Ele acaba de lançar a campanha Menos crise e mais otimismo. Começou na empresa com saudação aos colaboradores, garantindo que ninguém será demitido pela crise. O Brasil regrediu, mas seu grupo cresceu 45% no primeiro quadrimestre. Um fenômeno.
A Havan comemora 29 anos agora em junho. Acaba de inaugurar sua 90a loja. Tem por meta atingir 100 unidades até o fim de 2015. Só em junho devem ser abertas mais cinco lojas: Pato Branco (PR), Barra do Garças (MT), Petrolina (PE), Porto Velho (RO) e Vitória da Conquista (BA). Em Santa Catarina seus planos são de mais 15 lojas para aumentar a presença do grupo no interior do Estado.
Luciano Hang construiu em 2014 mais de 365 mil metros quadrados, média de mil metros quadrados por dia. Não para e vive procurando inovações. Montou em Barra Velha o mais moderno centro de distribuição da América Latina. Numa única e gigantesca galeria com 10 andares, tecnologia italiana, pequenas caixas são selecionadas na chegada e na saída por automação. Outra, com caixas maiores, tecnologia suíça, realiza tarefa semelhante. Na área de roupas, com três andares, há 3 milhões de peças, todas embaladas e catalogadas, com renovação frequente.
Fixado na inovação e apaixonado pelo que faz, Hang é um exemplo de arrojo, fé, dedicação ao trabalho. Sua receita para enfrentar e sair da crise: Acordar mais cedo, dormir mais tarde e trabalhar mais. Acreditar sempre!.
Princípios que adota e recomenda aos 15 mil colaboradores: Transparência, humildade, simplicidade, liberdade, organização, trabalho e comprometimento. Clientes e colaboradores testemunham todos os dias sua garra e sua fixação pela qualidade. Quando indagado por que não dá uma parada para curtir a vida com a família, responde: Curtir a vida para mim é trabalhar.
A Notícia (Joinville) – SC