Ministério e entidades vão formar um grupo de trabalho para discutir sugestões
Representantes das principais entidades do varejo brasileiro estiveram reunidos ontem (07/05) com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para discutir temas de interesse do setor. A pauta contou com a entrega formal de um estudo que radiografa o varejo brasileiro e questões como a simplificação das relações com as instâncias governamentais, uma maior aproximação do setor com o governo, alternativas para manutenção do emprego, análise das condições de crédito das empresas de varejo, propostas para economia de energia e água e intensificação da formalização das empresas de varejo.
Esses pontos haviam sido discutidos em audiências recentes com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Na audiência desta semana, o destaque ficou para as alternativas para manutenção do emprego, uma vez que o varejo responde por 19% do total de mão de obra empregada no País. Foram discutidos novos modelos de contrato de trabalho e outras alternativas de contratação que possam viabilizar a manutenção do emprego e evitar demissões.
O Ministro Manoel Dias mostrou-se aberto ao tema e propôs a formação de um grupo de trabalho para discutir estes e outros pleitos apresentados por demais representantes do varejo.
O grupo de entidades de varejo que se reuniu com o Ministro é composto pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Paulista de Supermercados (Apas), Associação Brasileira de Atacados de Autosserviço (Abaas), Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente (Abrarec), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Revista No Varejo on-line – SP