Levantamento aponta alta de 5,6% no tráfego de consumidores no varejo em relação a março de 2015
Abril registrou alta de 5,6% no fluxo de consumidores do comércio. Trata-se do segundo melhor resultado de 2015, ficando atrás apenas de janeiro. Se o movimento de 2014 se repetir, maio pode ter dados positivos novamente. Os dados são do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a Virtual Gate.
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números apurados pelo ICV 30 já eram esperados. Vivemos um movimento parecido em 2014, ou seja, as pessoas são mais cautelosas para comprar nos primeiros meses, devido aos encargos fixos do período. Esse quadro se ameniza à medida que chegamos no meio do ano, considera.
Já na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o crescimento previsto para maio tem grandes chances de acontecer. O movimento do Dia das Mães costuma se apresentar como um segundo Natal. Embora haja uma tendência de contenção, as pessoas não deixam de comprar nesta data, mesmo que sejam produtos de valores mais comedidos, destaca.
O consumidor segue cauteloso, mas com uma tendência natural de baixar um pouco a guarda. Mesmo que tímido e lento, o movimento de compras deve seguir o curso de retomada nos próximos meses, completa Heloísa Chranchi, diretora geral da Virtual Gate.
Revista Supermercado Moderno online – SP