Governança corporativa ganha importância para a expansão do varejo brasileiro
A governança corporativa tem se transformado, cada vez mais, em sinônimo de boa gestão e saúde financeira das empresas. No varejo, está se transformando em um caminho sem volta para as empresas que desejam expandir suas operações e aumentar seu nível de competitividade. Mesmo em um setor que tem uma gestão mais flexível, por conta do ritmo mais nervoso do mercado.
A governança se tornou um tema muito relevante para a consolidação, profissionalização e desenvolvimento do varejo, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Percebemos que as principais empresas do setor estão bastante avançadas nesse tema, com a formação de conselhos de administração, definição de regras de governança e, em alguns casos, até mesmo a abertura de capital, comenta.
Para Terra, o empresário do varejo tem amadurecido para cumprir com uma agenda de governança que é mais rígida. Ele tem percebido que sua empresa se torna mais interessante para a cadeia de valor, mesmo tendo que atuar sob novos parâmetros e processos. As empresas que têm essa agenda mais avançada têm mais facilidade em obter capital para financiar sua expansão e, por isso, quem adiar a adoção de governança perderá espaço no mercado, analisa.
Um receio comum entre os varejistas é perder o controle do dia a dia do negócio ao adotar parâmetros de governança corporativa. Governança não pressupõe que o dono saia do negócio, embora de modo geral a empresa aos poucos deixe de ter a cara dele. É um processo evolutivo natural: a partir do momento em que há regras claras, a empresa passa a ser regida por processos e não pelas vontades do empreendedor, comenta Terra. O que é um choque cultural considerável, mas cujos ganhos superam de longe os desafios. Deveremos fechar 2015 com mais de 100 empresas de varejo com faturamento acima de R$ 1 bilhão. Empresas desse porte precisam ter a governança corporativa como uma questão essencial, completa.
Dado bacana é que em um mercado eque em 2015 deveremos ter mais de 100 empresas faturando mais de R$ 1 bilhão, fica evidente que empresas desse porte tenham governança corporativa como uma questão essencial.
No dia 15 de maio, em São Paulo, o Seminário de Investimentos NOVAREJO mostrará que a governança corporativa é uma ferramenta essencial para que as empresas ampliem sua capacidade de captação de recursos e de expansão de lojas. Venha debater com varejistas, fundos de investimentos, bancos e analistas como adotar governança e crescer mais que a concorrência. Os interessados podem verificar as condições de participação em www.portalnovarejo.com.br/seminario.
Revista No Varejo on-line – SP