Por Adriana Mattos | O mercado de shoppings foi surpreendido por uma mudança de peso em cargos na linha de frente da Allos, a maior empresa desse setor do país. A companhia anunciou a saída de Leandro Lopes e de Felipe Andrade dos cargos de vice-presidente de negócios e da diretoria comercial, respectivamente.
Não é muito comum que executivos desse nível anunciem suas saídas praticamente juntos, e gestores começaram a levantar a hipótese de um novo negócio surgindo na praça, ou um eventual desentendimento interno.
A segunda hipótese, porém, não existe, dizem fontes.
“Nesse patamar de ‘expertise’, há pouca gente disponível no setor e muito dinheiro na mesa com boas oportunidades”, diz um gestor ouvido.
O fato é que ambos vão se associar ao Grupo SFA, da família Bretas, na área de shoppings do grupo. O Valor teve acesso à mensagens que ambos dividiram com fontes do setor. As mensagens surgiram como forma até de esclarecer o tema, considerando rumores que passaram a circular no mercado desde o início da manhã.
O grupo da família também investe em hotéis e faculdades. Hoje, a unidade de shoppings da família Bretas têm sete empreendimentos e um em construção, e a ideia seria construir “uma nova plataforma de shoppings” no país.
No plano, ainda está prevista a criação de uma administradora e comercializadora que fará a gestão de seis shoppings.
“Há um mercado imenso de shoppings independentes que não têm escala para negociar com força com fornecedores e lojistas, e empresas independentes estão crescendo rápido por isso”, diz uma outra fonte desse segmento. “E não há dúvida que vão ganhar muto mais do que na Allos, além de carregar agora a grife da empresa”.
Haverá uma fase de transição “cuidadosa” na Allos, disseram executivos a amigos, para ambos começarem mesmo no novo negócio no primeiro trimestre de 2025.
Segundo a Allos, Lopes deixa sua posição no dia 31 de dezembro e Andrade sairá em março de 2025.
A partir da mudança, a diretoria executiva comercial passa a se reportar exclusivamente ao CEO, Rafael Sales. As responsabilidades do vice-presidente de negócios serão redistribuídas entre o diretor, Vicente Avelar, e a diretora financeira, Daniella Guanabara.
De acordo com o comunicado, a transição está sendo conduzida junto a Felipe Andrade e a nova estrutura será anunciada ao fim do processo.
Segundo a empresa, os executivos renunciaram por razões pessoais, sem detalhar os planos futuros de ambos.
Fonte: Valor Econômico