Por Redação | Toda vez que uma empresa do setor pet adota medidas concretas para proteger o meio ambiente, está cuidando não apenas de seus clientes, como também dos animais que compartilham o espaço com eles. Especialmente no Brasil, onde boa parte dos lares é multiespécie: 94% dos brasileiros possuem ou já tiveram algum animal de estimação e 93% dizem que eles são membros da família, aponta um levantamento realizado pela Quaest.
É pensando assim que a Petlove, maior ecossistema animal do Brasil, atua na direção de cuidar de todos os seres que habitam o planeta, com ações consistentes em sustentabilidade.
A Petlove foi criada em 1999, em São Paulo, a partir da combinação de uma clínica veterinária e uma loja de produtos para pets. A primeira versão do e-commerce surgiu ainda naquele ano. A missão se mantém, desde então: ampliar o acesso a saúde e bem-estar.
A proposta rende resultados concretos. Em 2023, foram mais de 1,7 milhão de tutores conectados com o ecossistema, mais de 21 milhões de itens vendidos online, 1.600 empregos diretos gerados e 283 municípios cobertos pelo plano de saúde da empresa.
Transporte e gestão de resíduos
Para a CEO Talita Lacerda, o propósito da empresa inclui adotar medidas que tornem o mercado mais sustentável e contribuam para uma cadeia mais consciente. “Fizemos nosso planejamento estratégico entendendo nossa materialidade e avaliando nosso impacto sobre as três lentes: governança, ambiental e social”, conta.
A análise abrangente, registrada no Relatório Anual 2023 da companhia, aponta que, entre os pontos de atenção de sua operação destaca-se a neutralização das emissões de gases causadores do efeito estufa, que atualmente representa o maior impacto ambiental da empresa. Parte da estratégia é voltada às emissões da frota de veículos que fazem as entregas. “Estamos trabalhando na redução de emissões de GEE em três frentes principais: otimização de rota, com uma logística mais eficiente, substituição de combustíveis fósseis pelo uso de etanol e eletrificação da frota. O desafio é maior no middle mile, que ainda não é possível eletrificar de forma ampla no Brasil pela extensão territorial do país e pela falta de estrutura, mas estamos consolidando essas estratégias no last mile e estudando outras soluções”, afirma a CEO.
Como medida complementar, parte das emissões são compensadas através de projeto REDD+ em Rondônia.
A empresa também vem investindo em encontrar as melhores formas de lidar com o lixo gerado pelas atividades de seus Centros de Distribuição (CDs) e pelas embalagens dos produtos. Nesse sentido, concluiu as certificações LEED e Lixo Zero no Centro de Distribuição de Itapeva (MG) e implementou o selo Lixo Zero no CD de Pernambuco, com redução de 42% no volume de resíduos gerados nessas unidades. Atualmente, 86% desses materiais são destinados para reciclagem, reutilização ou compostagem.
Para reduzir o impacto das embalagens pós-consumo, foram compensadas 675,9 toneladas de resíduos em parceria com a EuReciclo, número que representa 100% do volume gerado. “Seguimos avançando na meta de redução do uso de plástico a zero. Um exemplo de testes que estamos fazendo é a substituição por embalagens de papel ou de um novo material biodegradável feito de amido”, comenta Talita Lacerda.
E, para ampliar a oferta de produtos mais sustentáveis para seus clientes, a empresa reforçou seu portfólio de marcas exclusivas com o lançamento do primeiro tapete higiênico zero plástico e biodegradável, além de uma areia biodegradável.
Parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2022, a companhia integra o Movimento Salário Digno, além de ter uma agenda proativa de diversidade entre colaboradores. “Temos metas para garantir não apenas a participação de grupos minorizados, mas uma igualdade de condições e oportunidades e uma redução da disparidade salarial.”
As ações da empresa apoiam a sua proposta de valor: entregar um ecossistema que combina preços acessíveis e um leque de soluções capaz de atender a todas as necessidades dos tutores em um único lugar. Para tanto, desenvolveu uma série de inovações que resultaram na criação de novas categorias de consumo, como o RePet. Trata-se da primeira e maior compra programada pet do Brasil, que permite aos tutores agendarem as entregas de itens recorrentes e ganharem descontos e outros benefícios.
Outro diferencial é o plano de saúde, que traz previsibilidade nos gastos e mais saúde para o animal por meio do acompanhamento próximo para prevenção e tratamento de doenças.
Além disso, a companhia lançou recentemente um Clube de Descontos e uma plataforma online de serviços que oferece, de forma integrada, mais de 20 soluções para tutores e pets, como banhos em mais de 300 estabelecimentos credenciados em todo o Brasil. A expectativa é que essa vertical reúna, em um único lugar, outras comodidades, como hospedagem, creche, pet sitter, acupuntura e fisioterapia. Os serviços serão gradativamente integrados ao sistema ao longo dos próximos meses, de forma escalonada.
Fonte: Valor Econômico