Por Redação | A Soneda e a multinacional Daiso Japan vão inaugurar uma loja conjunta no Shopping Praça Nova, em Araçatuba, São Paulo, no dia 1º de novembro. Essa será a primeira unidade das duas marcas no Noroeste paulista e funcionará com um modelo de negócios compartilhado, em que as empresas dividirão a fachada e terão áreas específicas, com atendimento e caixas integrados.
“Assim otimizamos recursos e pessoas. Quem compra Soneda não vai deixar de comprar Daiso e vice-versa. Há um mix de produtos complementares”, afirma Minoru Kamachi, diretor da Soneda.
Com a operação, a Soneda alcança 43 unidades desde sua fundação pela família Kamachi, em 2018. A expansão faz parte do plano de crescimento da empresa, que busca aumentar 15% em 2024.
Localizada no piso térreo do Shopping Praça Nova, a loja terá uma área de 704,82 metros quadrados. Segundo dados da IPC Maps, Araçatuba tem predominância de 54% da população na classe C, que é o público-alvo da Soneda.
Além de Araçatuba, a Soneda possui operações em cidades do interior paulista, como Atibaia, Rio Claro e Amparo, além de lojas no litoral sul, na região metropolitana de São Paulo e na capital. Atualmente, a Soneda marca presença em sete shoppings na capital paulista e na região metropolitana, incluindo o Shopping Taboão, Parque Maia, Internacional, Bonsucesso, Golden Square, Metrô Itaquera e Light.
A Daiso, por sua vez, mantém parceria com 14 empresas em seus projetos de expansão no Brasil. Dentre essas empresas, 72% atuam no varejo alimentar, totalizando mais de cem operações. A multinacional japonesa opera cerca de 70 lojas próprias e projeta atingir 200 unidades até o final de 2024.
Participação no mercado
De acordo com a Nielsen, a Soneda detém 30% do mercado de perfumaria em São Paulo e 11% no Brasil. Em tintura para cabelo, possui 34% de participação no mercado paulista e 16,5% no Brasil; já em produtos pós-shampoo, a participação é de 30% no Estado e 15% no país.
Em agosto, a Avon anunciou sua entrada no varejo físico no Brasil com a Soneda, expandindo sua atuação para além de suas consultoras e do e-commerce.
Fonte: Mercado e Consumo