Por Natalia Flach | Não é apenas o varejo que se prepara com antecedência para a Black Friday; os consumidores também estão pesquisando cada vez mais cedo os preços dos itens que pretendem comprar na data comercial, que neste ano cai em 29 de novembro.
De acordo com pesquisa da Wake, empresa de tecnologia que pertence à LWSA, em parceria com o Opinion Box, 32,5% dos brasileiros começaram a acompanhar o valor dos produtos no fim de julho, enquanto 37,8% vão deixar para ver isso em outubro — um mês antes da promoção.
Outro ponto que reforça esse quadro é que 66,4% dos entrevistados afirmam que costumam economizar para gastar na Black Friday. Deste total, 23,5% dizem fazê-lo logo após o Dia dos Pais, em agosto. Ou seja, cerca de três meses antes da data comercial. Outros 19,6% apontam que guardam dinheiro um mês antes do período de compras, enquanto 17,7% destacam que economizam o ano todo.
Ao todo, o estudo ouviu 1.076 consumidores de todas as regiões do país. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
Quando o assunto é pesquisar ofertas, os marketplaces aparecem como favoritos, superando até mesmo os sites de buscas, como Google e Bing. O Instagram também tem papel importante nesse quesito, tanto é que estão à frente das lojas físicas no que se refere à pesquisa de preços.
Onde pretende pesquisar as ofertas de Black Friday?
Locais | Percentual das respostas (em %) |
Marketplaces | 42,4 |
Site de busca | 39,3 |
Site de marcas e lojas | 39 |
Aplicativo de marcas e lojas | 32,8 |
Sites de comparação de preços | 30,3 |
23,9 | |
Lojas físicas | 20,8 |
Sites de cupom | 11,7 |
Vitrines de lojas físicas | 10,6 |
7,7 |
A sondagem aponta ainda que 66% dos brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday, enquanto 23% disseram não saber se vão participar neste ano. Apenas 11% afirmaram que não têm intenção de comprar na data.
Entre os indecisos, 42,2% afirmaram que iriam às compras caso encontrassem uma oferta que valesse muito à pena, enquanto 24,1% disseram que dependem se vão ter dinheiro.
E por qual motivo a Black Friday é tão significativa pelo lado das ofertas? Porque para a maioria dos consumidores é o momento ideal para comprar itens de necessidade (55%) e de desejo (45,9%). Além disso, alguns consumidores usam a data para obter uma versão nova de produtos que já têm (20,9%).
As categorias de eletrônicos e informática e a de eletrodomésticos e eletroportáteis são altamente desejadas na Black Friday, o que pode ter sentido com os descontos oferecidos em produtos de alto valor, como smartphones e laptops. Isso explica também por que a maioria (23,2%) pretende gastar acima de R$ 1.000 neste ano.
Quanto à modalidade de pagamento, 38,3% tem a intenção de usar cartão de crédito parcelado para efetuar as compras e 24% cartão de crédito à vista. Já o Pix aparece em terceiro lugar na preferência dos consumidores (22,6%).
Fonte: Valor Econômico