Por Redação | Com o boom da inteligência artificial, muito tem se falado sobre como a tecnologia vai ajudar a automatizar tarefas repetitivas e funcionar como um copiloto para os humanos. Alguns negócios já estão colocando a IA em prática, como a rede Le Pain Quotidien, de padarias.
A empresa decidiu substituir seu sistema de gestão de receitas por um gêmeo digital do seu fundador, Alain Coumont. A IA recebeu o nome de Alain.AI e já está sendo utilizada nas 214 unidades da padaria no mundo. A tecnologia vai ajudar os funcionários a criar novas receitas e pensar em alterações nos cardápios, a partir de toda a base de dados do que já foi servido pela Le Pain Quotidien no passado, com cerca de 10 mil receitas.
“Com a Alain.AI, combinamos a tradição com a tecnologia mais inovadora para manter nossa oferta de produtos fresca e empolgante para os clientes, hoje e nos próximos anos”, disse Coumont em um comunicado.
Fundada na Bélgica, em 1990, a rede tem unidades em 19 países, incluindo o Brasil – são 11 lojas em São Paulo. Apesar da maioria dos restaurantes serem próprios, a Le Pain Quotidien também trabalha no modelo de franquias.
Em entrevista ao Inc., Annick Van Overstraeten, a CEO, afirmou que a empresa estava com dificuldade para modernizar o sistema de gestão de receitas, que demandava um cadastro manual de cada item, além da tradução para cada idioma onde a padaria tem unidades.
A empresa November Five foi a responsável pela criação da tecnologia, que utiliza IA generativa para criar novos produtos a partir de centenas de receitas do histórico da padaria e traduz automaticamente de acordo com a localização da unidade. As receitas também incluem fotos para mostrar como os produtos devem ser apresentados aos clientes. A IA ainda poderá utilizar informações dos clientes para prever seus comportamentos futuros, como reações a alterações nos preços.
Fonte: PEGN