Por Redação | Quase 90% das vendas no varejo na América Latina acontecem em lojas físicas. Mas é a jornada de compra omnichannel que retroalimenta a cadeia de compras, de acordo com um estudo da Meta. O levantamento indica que 80% dos consumidores brasileiros consideram a conveniência como um critério importante para decidir onde comprar. E que 64% armazenam informações pessoais em sites e aplicativos para registrar o seu histórico de compras, para tornar o processo mais prático.
A pesquisa da Meta mostra que 73% gostam de visitar lojas físicas para ter a experiência e o contato com marcas (64%) e produtos. Pelo menos 53% pesquisam em lojas físicas antes de fazer uma compra online e 42% usam seus smartphones para pesquisar produtos e preços enquanto continuam dentro da loja.
Entre os entrevistados, 45% disseram pesquisar online e comprar na loja física, enquanto 35% pesquisam na loja física e compram online depois. O consumidor omnichannel tem uma frequência 70% maior de compra e gasta 34% a mais do que o consumidor tradicional.
No Brasil, a fronteira entre o online e o offline (presencial) está caindo:
45% disseram que pesquisam online e compram na loja.
25% usam o smartphone para pesquisar online na loja e efetuam a compra na própria loja física.
35% pesquisam na loja física e compram online depois.
20% começam a pesquisar na loja física e efetuam a compra via smartphone, enquanto estão na loja.
A pesquisa mostra também que 70% dos consumidores estão mais propensos a procurar novas marcas online em vez de nas lojas físicas. Essa descoberta de novos produtos se dá em grande parte (65%) em dispositivos móveis. Os dados indicam ainda que a maior parte do impacto gerado por campanhas digitais se reflete nas lojas físicas, o que só reforça a ideia de que o phygital continua importante na cadeia de valor. Colocando sua IA para trabalhar em cima de mais de 500 estudos de Conversion Lift para anunciantes varejistas, um estudo recente da Meta apontou que 63% do iROAS foi proveniente das vendas em lojas físicas e 57% das campanhas também refletiram nas vendas presenciais.
A projeção para a evolução dessa jornada de compra inclui a IA:
Hoje, 91% das agências de marketing planejam usar IA ainda este ano.
Para 2025, a previsão é que as empresas de marketing que usam IA vão transferir 75% de sua equipe de produção para atividades mais estratégicas, deixando o “trabalho pesado” de anúncios para a IA.
Em 2026, espera-se que 80% das funções de criativo avançadas aplicarão IA Generativa para melhorar resultados.
E até 2030, o marketing orientado pela IA deverá impactar 45% da economia global total.
A Meta anunciou recentemente novas ferramentas de IA para otimizar etapas das campanhas online no Facebook e Instagram. A empresa está de olho na Black Friday, que acontece em novembro, quando a maioria das marcas e lojas realiza campanhas e promoções. No ano passado, o e-commerce brasileiro registrou um total de 8,2 milhões de pedidos, queda de 16,3% frente a 2022.
Fonte: The Shift