Por Richard Novaes | A 10ª edição do ranking das maiores empresas do varejo brasileiro em 2023, divulgado na última semana, revela que cinco gigantes mineiras figuram entre as 50 maiores do país.
São elas:
- Supermercado BH (11ª),
- Martins (18ª),
- Mart Minas (21ª),
- Epa Supermercados (30ª)
- e Arezzo&CO (47ª).
Juntas, elas faturaram R$ 51,673 bilhões em 2023. O ranking é produzido pela Cielo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Supermercados BH: permanência no Top 15
O Supermercados BH ocupa a 11ª posição, com um faturamento de R$ 17,388 bilhões em 2023, um crescimento de 24% em comparação com os R$ 14,012 bilhões de 2022. O número de lojas também aumentou, passando de 262 unidades em 2022 para 307 em 2023, uma expansão de 17%. Com esse crescimento, a rede manteve sua posição entre as 15 maiores empresas do varejo brasileiro.
Martins: expansão apesar da queda de lojas
O Martins (Almais, Smart, Efacil, UMV) aparece em 18º lugar, com um faturamento de R$ 12 bilhões em 2023, crescendo 9% em relação ao ano anterior. Apesar da redução no número de lojas, de 580 em 2022 para 520 em 2023 (-10%), o grupo conseguiu aumentar sua presença no mercado.
Mart Minas: crescimento de 13%
A rede de atacarejo Mart Minas ocupa a 21ª posição no ranking, registrando R$ 9,437 bilhões em vendas em 2023, um crescimento de 13% em comparação aos R$ 8,322 bilhões de 2022. O número de lojas também subiu de 70 em 2022 para 81 em 2023, uma alta de 16%.
Epa Supermercados: faturamento em alta, mas com redução no número de lojas
Já o Epa Supermercados está em 30º lugar, com um faturamento de R$ 7,994 bilhões em 2023, crescimento de 4% em comparação aos R$ 7,661 bilhões de 2022. Entretanto, a rede enfrentou uma diminuição no número de lojas, passando de 185 em 2022 para 149 em 2023, uma queda de 19%.
Arezzo&Co: moda e calçados representados
A Arezzo&Co figura em 47º lugar, com um faturamento de R$ 4,854 bilhões em 2023, uma alta de 16% em relação aos R$ 4,188 bilhões do ano anterior. A empresa também ampliou o número de lojas, de 1.002 em 2022 para 1.052 em 2023.
Top 5 do varejo brasileiro
No cenário nacional, houve apenas uma mudança no top cinco do setor varejista brasileiro. O Grupo Carrefour Brasil permanece na liderança, com R$ 115,458 bilhões em vendas em 2023, representando um crescimento de 7% em comparação aos R$ 108,052 bilhões de 2022. O Assaí segue em segundo lugar, registrando R$ 72,800 bilhões em 2023, um aumento expressivo de 34% em relação ao ano anterior.
Em terceiro lugar está o Magazine Luiza, com um faturamento de R$ 45,591 bilhões em 2023, um crescimento de 2% em comparação com 2022. Logo atrás, o Grupo Casas Bahia aparece em quarto lugar, apesar de uma leve queda de 5% no faturamento, que foi de R$ 36,919 bilhões em 2023, contra R$ 39,026 bilhões no ano anterior.
Fechando o top cinco, a RD Saúde, que opera as marcas Raia e Drogasil, alcançou R$ 36,349 bilhões em vendas em 2023, um crescimento de 17% em relação aos R$ 30,951 bilhões de 2022, consolidando sua posição como a maior rede de drogarias e perfumarias do Brasil.
Queda das lojas Americanas
As Americanas, que incluem marcas como Ame, Shoptime, Submarino e Hortifruti, caíram da 5ª para a 10ª posição no ranking das maiores empresas do varejo brasileiro. Em 2023, a empresa registrou um faturamento de R$ 17,448 bilhões e uma redução de 7% no número de lojas, passando de 1.880 para 1.748 unidades.
Fonte: Diário do Comércio