Por Redação | Com mais de 1.800 unidades em 24 países da América Latina, Ásia e Europa, a C&A decidiu transformar sua experiência com dados. O objetivo era dar independência para que diferentes áreas da companhia pudessem ter mais autonomia no acesso, amenizando a dependência da TI nesse processo.
No projeto de 2017 a Power BI sagrou-se vencedora. “Escolhemos o Power BI porque ele atendeu aos dois fatores que motivaram essa transformação. Estávamos procurando uma ferramenta que nos permitisse trabalhar com o modelo de autoatendimento de BI e a um custo compatível”, diz Marcia Castro, gerente da equipe de Engenharia e Arquitetura de Dados da C&A.
A implementação foi realizada com a Iteris, empresa da Microsoft, que prestou suporte na implementação dos mais complexos relatórios, administração e governança. O processo se torna mais sólido com o avanço do uso de novas tecnologias e traz as melhores práticas para a empresa.
A C&A também passou por um treinamento com a Microsoft, com três turmas, em dois eventos presenciais logo no início dessa jornada, e outro online durante a pandemia.
Uma nova realidade com autonomia e agilidade
Com a implementação, a C&A agora tem três níveis de relatórios que vão desde o conselho até o chão de fábrica. Um deles é o BI corporativo com relatórios para toda a empresa, BIs descentralizados que constroem relatórios para áreas específicas, além de equipes na ponta do negócio que, no modelo de BI self-service, desenvolvem e automatizam a criação de seus próprios relatórios.
“As diferentes áreas têm autonomia para criar suas próprias análises, é uma ferramenta intuitiva para desenvolvimentos simples e há documentação de apoio de fácil acesso na internet”, diz Vagner Oliveira, Coordenador de BI da C&A.
Com a solução, Vagner acrescenta que, além da democratização da informação, a velocidade de acesso aos dados também foi acelerada, e a empresa ainda ganhou mobilidade, com a possibilidade de acessar dados em smartphones, por exemplo.
“A solução nos ajuda a responder a perguntas de negócios, fornece uma visão gerencial dos principais indicadores da empresa e nos permite acompanhar o desempenho dos negócios e o cumprimento de metas”, diz ele.
A empresa agora trabalha no aprimoramento constante da ferramenta para melhorar ainda mais sua experiência, governança e, consequentemente, o desempenho de toda a empresa.
Fonte: TI Insider