Por Ana Claudia Nagao | A agenda ESG no mercado farmacêutico está em alta. A 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023, de autoria da consultoria Merco, relacionou as empresas que mantêm as melhores práticas de sustentabilidade no país. Das 100 mais bem colocadas, 11 atuam no setor, o maior número desde a estreia do estudo.
Uma das companhias do segmento figura inclusive no top 3. O Grupo Boticário figura atrás somente da Natura e está à frente do Hospital Sírio-Libanês. No ranking geral, a lista de representantes do segmento contempla ainda Nestlé (6°), J&J (12°), Unilever (11°), Danone (18°), Pfizer (23°), Ultrafarma (29°), P&G (32°), Bayer (60°), RD Saúde (62°) e Grupo DPSP (81°),
A metodologia parte de entrevistas com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano. Os executivos apontam as cinco companhias de melhor responsabilidade em cada um dos pilares ESG.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo, gestores de mídias sociais e catedráticos de universidades.
“Presenciamos uma época em que os aspectos do ESG estão cada vez mais atrelados à sociedade, ao meio ambiente e ao mercado. É uma agenda que já impacta toda a cadeia de valor e vem ganhando relevância nas decisões do consumidor”, explica Victor Olszenski, diretor da Merco no Brasil e responsável pelo estudo.
ESG no mercado farmacêutico com avaliação por segmento
Além de relacionar as 11 empresas com melhor agenda ESG no mercado farmacêutico, outras oito companhias aparecem nos rankings por nicho e estão assinaladas em vermelho.
Farmácias
1 – Ultrafarma
2 – RD Saúde
3 – Grupo DPSP
4 – Farmácias Pague Menos.
Indústria farmacêutica
1 – Pfizer
2 – Sanofi
3 – Hypera Pharma
4 – Eurofarma
5 – Aché
Outros segmentos
Bens de consumo – No ranking de empresas de bens de consumo, a Unilever ocupa a primeira posição, seguida da Johnson & Johnson, em segundo; P&G (4°), Colgate-Palmolive (6°) e Kimberly-Clark (8°)
Conglomerado – Nesse segmento, a Bayer ficou com o segundo posto
Cosméticos e perfumaria – Grupo Boticário e L’Oréal ocupam a segunda e a quarta colocação, respectivamente
Fonte: Panorama Farmacêutico