Por Redação | Para reduzir o índice de furtos, que são um dos desafios enfrentados pelo formato honest market, a SmartStore está investindo em inteligência artificial (IA). Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Oberdan Siqueira, diretor de expansão da empresa, revela que a solução está em testes em 10 do total de 1.600 lojas em operação. “Começamos a desenvolver uma inteligência artificial que analisa o comportamento dos usuários. Colhemos mais de 300 vídeos que simulam as pessoas dentro das lojas e conseguimos um resultado de 80% na identificação do que seria um furto”, explica. Segundo o executivo, hoje, o índice de furtos da rede está em 2,6% e, deste total, 80% são recuperados. “Acreditamos que, em 2025, todas as lojas poderão ter essa tecnologia”, complementa Oberdan.
Espaços corporativos
Além dos condomínios residenciais, agora, a SmartStore pretende ampliar sua representatividade dentro de empresas e hotéis. Com espaços adaptáveis de acordo com o local onde são instalados, os minimercados têm áreas médias entre 5m² e 8m², com mix de cerca de 500 SKUs. “Dentro das lojas corporativas, o que a gente busca é entregar um mix mais adaptado para consumo imediato, como saladas e comidas prontas congeladas. A gente também pode deixar um micro-ondas instalado, além de mesinhas e um espaço de ‘descompressão’ para os colaboradores”, detalha o diretor. Através do formato de licenciamento, os parceiros podem mudar o sortimento em cada unidade, incluindo produtos sugeridos pelos usuários. Na SmartStore, os itens mais vendidos são chocolates, doces em geral, salgadinhos, refrigerantes e outras bebidas.
Crescimento no Brasil
Após fechar 2023 com 600 inaugurações e 1.400 lojas ativas, a rede pretende encerrar o ano com 2 mil unidades – projeção que, inicialmente, havia sido feita para 2025. “Todos os anos nós atingimos as expectativas. A expansão nunca ficou abaixo do que projetamos”, reforça Oberdan. Em 2022, foram cerca de 600 aberturas, contra 350 em 2021 e 30 em 2020, quando a SmartStore começou a operar. Futuramente, a meta é chegar a 5 mil unidades no país. De acordo com o executivo, fechamentos de lojas foram realizados em decorrência de mudanças para outros condomínios. “Se um condomínio tem um faturamento aquém do esperado, o licenciado pode mudar para outro condomínio.”
Expansão Internacional
Em sua estratégia de expansão internacional, a SmartStore quer atingir 120 lojas nos Estados Unidos em dois anos, onde já tem 5 operações em funcionamento e 15 em montagem. No mesmo período, outro objetivo é chegar a 250 unidades na Colômbia, através de uma joint-venture com uma empresa local. Com faturamento de R$ 185 milhões em 2023, a rede de minimercados projeta alcançar aproximadamente R$ 300 milhões neste ano.
Fonte: GiroNews