Por Mariana Barbosa | Sem temer o efeito da taxação de blusinhas importadas a partir de agosto, a Shopee ampliou em 50% a sua área de galpões logísticos no segundo trimestre — puxando o setor para o melhor desempenho dos últimos 6 trimestres, mostra um levantamento da consultoria Newmark.
Com isso, a Shopee se transforma na segunda maior locatária de condomínios de galpões industriais do país, atrás de Mercado Livre e ultrapassando a Amazon. No trimestre, a Amazon ampliou a área locada em 10% e o Meli, em 15%. O quarto maior inquilino de condomínios logísticos é a Magazine Luiza. A varejista não registrou movimentação no volume de locações no segundo trimestre.
A absorção bruta ficou em 1,4 milhão de m² no segundo trimestre, alta de 55% em relação ao primeiro trimestre, segundo a consultoria, com base em dados preliminares. O movimento foi liderado por São Paulo — principalmente nas regiões de Guarulhos e Cajamar — que absorveu 65% do total (920,557 mil m²). O restante foram contratos novos de locação no Rio Grande do Sul (95.256 m²), em Minas Gerais (90.591 m²), no Rio de Janeiro (83.043 m²) e no Espírito Santos (50.849 m²).
— O que chamou a atenção neste trimestre foi a velocidade com que a 2ª maior empresa do segmento de e-commerce está expandindo, provavelmente para se posicionar perante a concorrência que promete acirrar-se em breve com novos entrantes no país —, diz Mariana Hanania, diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark.
Diferentemente de seus pares asiáticos como Shein e Ali Express, que dependem mais de artigos importados — e serão mais impactados pela tributação, a Shopee diz que 90% das vendas são realizadas por lojistas nacionais. A empresa conta com 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados na plataforma.
Fonte: O Globo