Por Ana Luiza de Carvalho | O grupo Boticário inicia hoje as operações de seu novo centro de distribuição no Estado de São Paulo. Localizada em Cajamar, a unidade recebeu investimentos de R$ 150 milhões e a expectativa é que reduza em até três dias os prazos de entrega de seus produtos em todo o país.
O novo centro de distribuição atenderá parceiros B2B como supermercados e farmácias, além dos pedidos feitos pelo marketplace Beleza na Web, que pertence ao grupo Boticário.
Com uma área de trinta mil metros quadrados, a unidade de Cajamar se soma aos centros de distribuição da companhia já existentes em Registro e São José do Rio Preto, ambos no interior paulista, onde fica também o complexo com fábrica da marca Truss. Com a inauguração, o Boticário deve replicar em São Paulo o modelo chamado de “Polo da Beleza”, que já existe nas cidades de Camaçari (BA) e em São José dos Pinhais (PR), berço da companhia paranaense. Com esses polos, de acordo com o vice-presidente de operações do grupo, Sérgio Sampaio, a companhia privilegia fornecedores locais nas cidades em que opera suas unidades fabris e centros de distribuição.
“Em Registro, que fica em uma das regiões menos desenvolvidas economicamente do Estado, o Boticário funciona como um centro gravitacional para essas indústrias e colaboradores”, afirma. A companhia estima que as operações na região somem pouco menos de 5 mil funcionários e 2,4 mil fornecedores.
O vice-presidente destaca que São Paulo concentra entre 30% e 35% do consumo nacional de produtos de beleza, o que explica o maior volume de investimentos no Estado. Embora o centro de Cajamar deva priorizar entregas na região Sudeste, a expectativa é de que a unidade atenda encomendas de todo o país.
O executivo afirma que o canal de comércio eletrônico da empresa se tornou estratégico na pandemia e segue avançando mesmo após a retomada do varejo físico.
Fonte: Valor Econômico