Por Paulo Gratão | Com apenas sete anos de existência, a rede de franquias The Best Açaí acaba de inaugurar a loja número 410, de um total de 577 negociadas. O próximo passo é a abertura da primeira unidade internacional, no segundo semestre. O destino escolhido é Ciudad del Este, no Paraguai. A operação já está em processo de implementação. A novidade foi antecipada a PEGN.
De acordo com Sérgio Kendy, CEO da rede, a expansão internacional se deu pela iniciativa do franqueado que vai operar a loja, que se mostrou disposto a levar a marca para o país vizinho. O processo de adaptação do negócio levou cerca de seis meses. Apesar de seguir o mesmo processo da operação brasileira, com 12 opções de açaí e 40 acompanhamentos, a marca deve oferecer alguns itens com apelo local.
“A ideia é manter o que já performa muito bem aqui no Brasil, mas com ajustes. Fizemos um estudo sobre os hábitos de consumo no país. Algumas coisas são iguais e outras não. Por exemplo, eles gostam de pasta de amendoim e consumem açaí com frutas em vez de acompanhamentos com chocolate. Vamos direcionar nossas estratégias de comunicação para isso”, conta Kendy.
O empreendedor diz que a América Latina é um foco de expansão para a marca, mas que o crescimento deve acontecer de forma gradual. “Entendemos que temos muito potencial para as operações, contudo, estamos indo com cautela. A abertura da primeira loja é decisiva para entender o cenário fora do Brasil, por mais que seja em um país vizinho”, afirma.
A unidade paraguaia será tocada pelo franqueado brasileiro Thiago Cassol e três irmãos dele, Charles, Vinícius e Amanda. Thiago mora no país há 15 anos. Ao perceber a demanda por açaí na região, foi atrás de oportunidades. “Minha primeira opção era Foz do Iguaçu. Como no Paraná já quase não tem mais espaço para a entrada de novos franqueados, e a minha rotina acontece no Paraguai, vim para cá”, diz.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Paraguai é o principal destino latino-americano das franquias brasileiras. Em 2022, eram 46 marcas operando no país. No ranking geral, o país ocupa a terceira colocação, atrás apenas de Estados Unidos (78) e Portugal (56).
Atualmente, a The Best Açaí está presente em dez estados brasileiros. O plano para 2024 é faturar R$ 777 milhões — com a fábrica Amadelli Alimentos — e vender mais 200 unidades, totalizando 777 lojas.
Fonte: PEGN