Por Redação | Como uma forma de disponibilizar uma maior quantidade de produtos para os clientes na gôndola e reduzir os volumes ‘exagerados’ dos estoques em suas unidades, a Telhanorte criou a área de fracionados dentro do centro de distribuição em Guarulhos, em São Paulo. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Michael Pontes, diretor de Supply Chain da Telhanorte Tumelero, explica que tendo os produtos de autosserviço concentrados no centro de distribuição se cria uma característica de prateleira infinita. “Em muitas situações, a gente vai ter só um modelo exposto na loja para que o cliente possa realmente visualizar aquele produto, porém, o estoque está todo concentrado no nosso CD. Ou seja, ele tem oportunidade também de comprar produtos que não necessariamente estariam disponíveis no estoque de algumas das nossas lojas.” Pensando também no e-commerce, a nova área atenderá a demanda da multicanalidade da rede. “Como nós não temos os mesmos produtos em todas as nossas lojas, isso também dificultava, muitas vezes, a disponibilidade de produtos para o nosso e-commerce”, comenta Pontes.
Centralização de Autosserviço
A nova área conta com mais de 3 mil m² e é dividida em quatro andares, podendo ser armazenados cerca de 5 mil skus, que antes eram entregues diretamente a cada uma das lojas. Os produtos armazenados serão os denominados como de “autosserviço”, que são os itens que os clientes se deslocam até a loja para adquirir, como torneiras e luminárias de mesa, por exemplo. Segundo o diretor, a vantagem desse projeto é não depender mais do lead time e da quantidade mínima de compra que os fornecedores solicitam para entregar os produtos. “Muitas vezes, o mínimo de compra que cada um dos fornecedores tem ultrapassa muito a necessidade de cada uma das nossas lojas, sobrecarregando o nosso estoque. Dessa forma, conseguimos permitir uma importante redução dos nossos estoques e enviar para cada uma das lojas conforme elas precisam”, explica Michael. Nessa primeira fase, o investimento foi dividido em duas partes: na montagem da nova estrutura e na atualização do WMS – sistema de gerenciamento de armazém -, mas a ideia da varejista é trazer para uma segunda fase investimentos em tecnologias de informação.
Projetos em 2024
Para o segundo, a Telhanorte tem direcionará o foco para a reformulação da loja Telhanorte Conceito, localizada na Avenida Brasil, em São Paulo. A unidade será transformada em Telhanorte Vivarq, bandeira voltada para atender o público especificador. Atualmente, a Vivarq conta com duas unidades, localizadas em Americana e Bauru, ambas cidades no interior de São Paulo. “Nós estamos muito direcionados na remodelagem das nossas lojas. Hoje, sabemos que temos um propósito de trabalhar em cima do cimento ao acabamento, no reposicionamento da marca. Mas desde o ano passado, a gente tem apostado no modelo de boutique, com a nossa nova marca Vivarq. Abrimos duas lojas e para o segundo semestre o foco é transformar a Telhanorte Conceito em Telhanorte Vivarq”, revela Rafael Paulino, diretor de marketing e e-commerce da Telhanorte Tumelero. Atualmente, a Telhanorte conta com 42 lojas, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Fonte: GiroNews