Por Redação | Por meio de uma parceria com a Engie Soluções, 2.240 unidades da RD Saúde em 16 estados já são abastecidas com energia limpa gerada por 54 filiais espalhadas pelo País. A geração distribuída de energia tornou o funcionamento das farmácias do grupo mais sustentável, englobando tanto a Raia quanto a Drogasil.
Das usinas que abastecem as farmácias Raia e Drogasil, 77% são de fonte solar, 16% de biogás e 8% de fontes hídricas. As usinas de geração distribuída inclusas no contrato da varejista com a Engie garantem mais de 44.000 toneladas de CO², valor este que é equivalente aos gases evitados e quase 320.000 árvores que deixaram de ser derrubadas desde o início da parceria entre as empresas, que foi firmada há 5 anos.
“Superar a marca de 2.000 filiais atendidas por um programa de energia limpa é motivo de orgulho para nós. Estamos à frente do maior projeto de geração distribuída do varejo farmacêutico do país e isso tem tudo a ver com o nosso compromisso público de cuidar de gente, levar bem-estar à população e adotar práticas sustentáveis”, afirma Pedro Nogueira, gerente de Engenharia da RD Saúde.
A geração distribuída é um modelo que permite às unidades do grupo do varejo farmacêutico usarem a energia produzida perto do local de consumo, o que reduz custos e evita perdas técnicas na distribuição e transmissão, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável, além de tornar a conta final mais barata.
“O escopo abrangente dessa colaboração reflete um empenho com a eficiência e organização do uso de energia. Além do benefício ambiental, existe também a vantagem financeira. As farmácias da RD Saúde tiveram uma economia de em torno de R$ 17 milhões na conta de luz em 2023 com a compensação da energia consumida pelas usinas”, conta Jacques-Olivier Klotz, CEO da Engie Soluções.
A Engie é uma companhia especializada em consultoria energética e atua na gestão de contratos de locação de usinas fornecedoras. Em sua parceria com a RD Saúde, inclui análises de consumo, prospecção de parceiros, acompanhamento da implementação e compensação de energia.
A empresa prevê a ampliação do projeto com mais 17 usinas, que já estão em construção.
Fonte: Mercado e Consumo