Por Redação | A forma como nos comunicamos online se transforma a cada dia. E os emojis, aqueles pequenos símbolos expressivos, se tornaram protagonistas dessa mudança. No Brasil, essa tendência é ainda mais forte: de acordo com uma pesquisa da Discovery, 82% dos brasileiros preferem usar emojis para expressar suas emoções na internet.
Mas não são apenas as pessoas comuns que aderem aos emojis. As marcas também estão de olho nesse poder de comunicação e os utilizam como estratégia para despertar a atenção do consumidor e impulsionar as vendas.
Um estudo da Adobe revela que 60% dos usuários globais de emojis são mais propensos a abrir um e-mail ou notificação push que contenha esses ícones. E mais: 42% dessas pessoas são mais propensas a comprar produtos que os utilizam.
Para entender melhor essa tendência e como os emojis estão sendo utilizados pelas empresas, a CleverTap, plataforma de engajamento de clientes, produziu o CleverTap Art of Emoji, um relatório que reúne os emojis mais utilizados globalmente.
Para tanto, a empresa analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de e-commerce em todo o mundo. O objetivo neste caso foi entender as preferências dos clientes, o impacto dos emojis e como os profissionais de marketing os estão utilizando.
Emojis aumentam em 12% a taxa de cliques
O relatório descobriu que as notificações contendo emojis geram uma taxa de cliques surpreendentemente 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os símbolos. Na América Latina, por exemplo, os preferidos são:
“Os emojis são uma ferramenta poderosa à disposição de qualquer profissional de marketing, se bem utilizado, esses símbolos podem instantaneamente dar vida a uma mensagem, Mas, assim como as comunicações pessoais, usá-las em qualquer lugar desorienta o destinatário” , explica Marcell Rosa, gerente geral e vice-presidente de vendas na América Latina da CleverTap.
Futuro dos emojis
Além disso, o relatório mostra que, independentemente da região, as empresas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens. Algumas regiões pecam em até 30% no mal uso de emojis, que acabam trazendo desempenho insatisfatório.
Em relação ao uso de emojis no futuro, Rosa afirma que as marcas serão capazes de personalizar a experiência em breve: “Com os avanços na martech, as marcas serão capazes de hiperpersonalizar essa experiência — entenderão, por exemplo, quais emojis funcionam melhor com usuários individuais.
Para o executivo, os símbolos serão ajustados dinamicamente com base no sentimento e no contexto da conversa, aumentando assim a profundidade emocional da comunicação. Em paralelo, ele lembra que integrações mais onipresentes da ferramenta com AR/VR (como Apple Animojis) permitirão que os clientes se expressem de forma mais vívida em ambientes imersivos.
O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.
Fonte: Money Report