Por Redação | O que as pessoas procuram em um shopping center? A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) realizou uma pesquisa ampla em busca de respostas para esta pergunta. Descobriu que 44% têm como prioridade fazer compras. Em segundo lugar, com 30%, estão as atividades de lazer. Essa é uma tendência bem consolidada: os malls estão evoluindo, de centros de compras a destinos de entretenimento.
O que antes era prioritariamente um local para adquirir produtos básicos se converteu em um complexo multifuncional, um centro de convivência capaz de oferecer uma gama completa de serviços, lazer e experiências personalizadas.
Espaços vibrantes
Alinhada com esta demanda, a ALLOS, maior plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina, investe no objetivo de ampliar o envolvimento com o dia a dia do consumidor, o chamado “share of life”, para aprofundar relacionamentos e criar laços com o público.
Os eventos inovadores, desde shows e exposições até experiências interativas, tornaram-se ferramentas poderosas para atrair e fidelizar consumidores, que encontram no shopping a estrutura ideal para usufruir de bons momentos com conforto, segurança e conveniência. Essa programação voltada para o entretenimento é apoiada, em parte, em parcerias estratégicas com grandes marcas que fazem parte do imaginário do público.
O reflexo em resultados é imediato e gera um ciclo virtuoso. As iniciativas aumentam o fluxo de visitantes, geram mais receita para o shopping, além de maior taxa de ocupação e, com isso, contribuem para a evolução do mix de lojas.
Atrações variadas
Na ALLOS, como resultado de uma curadoria criteriosa de eventos inovadores e experiências imersivas atrativas, os shoppings se tornam espaços vibrantes que atraem e fidelizam o público.
Só em 2023, foram 50 atrações licenciadas com personagens amados pelo público, sendo sete deles com licenças exclusivas: Disney 100 anos, Sonic, Patrulha Canina, PKXD, Authentic Games, Luccas Neto e Harry Potter – neste último caso, a experiência imersiva que recriou cenários fiéis à série marcou presença em espaços como o Parque Dom Pedro, o Shopping Eldorado, o Shopping Taboão e o Boulevard Shopping Bauru.
Já no Passeio das Águas Shopping, de Goiânia, a programação anual de grandes eventos inclui Campus Party, Copa de e-Sports, Abstract Festival, Rally da Mulher e Torresmofest. Por sua vez, o Parque do Batman, no Parque Shopping Belém, criou uma atmosfera de mistério e aventura que divertiu diferentes gerações, enquanto o LEGO Experience passou pelo Boulevard Shopping Belém e pelo Plaza Sul.
Os shoppings da ALLOS também são palco de mostras artísticas imersivas que proporcionam verdadeiras viagens sensoriais, como a exposição “Van Gogh & Impressionistas”, que passou pelo Parque D. Pedro Shopping com projeções de alta qualidade e recursos tecnológicos inovadores. No Shopping Eldorado, as exposições “The Art of Banksy: Without Limits” e “Frida Kahlo – Uma Biografia Imersiva” criaram momentos inesquecíveis para o público e democratizaram o acesso a réplicas de obras desses artistas renomados.
Fonte: Valor Econômico