Por Paulo Gratão | Nascida como uma loja de cama, mesa e banho no Jardim Peri, zona norte de São Paulo, a Vestcasa acaba de iniciar o processo de internacionalização com a primeira loja em Ciudad del Este, no Paraguai. A notícia foi adiantada a PEGN. A rede atualmente tem 142 unidades, entre lojas próprias e franquias, e tem focado mais na expansão com capital próprio.
A loja internacional foi aberta neste mês de abril, e consiste em um prédio de 10 andares, com área total de 20 mil metros quadrados. A operação vai oferecer todas as categoriais que trabalha atualmente nas unidades brasileiras, como artigos de cama, mesa, banho, decoração, utilidades domésticas, alimentos e bebidas, além de itens importados como perfumes. A marca não abriu o investimento feito nessa unidade e nem o faturamento previsto para este ano.
Ciudad del Este é a segunda maior cidade do Paraguai, e faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina. De acordo com o fundador da marca, Ahmad Yassin, a escolha da região foi estratégica.
“A economia paraguaia tem apresentado desempenho positivo nos últimos anos, com crescimento e recuperação plena após a pandemia. Apesar dos diversos desafios do país, as perspectivas para o futuro são promissoras”, afirma.
De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Paraguai é o terceiro país com mais franquias brasileiras, com 46 marcas, perdendo apenas para os Estados Unidos (78) e Portugal (56).
A Vestcasa foi fundada em 2008 com a proposta de vender itens de cama, mesa e banho a preços populares, de olho nas classes C e D. Em um ano foram inauguradas dez operações próprias. No ano seguinte, adotou o sistema de franquias, expandindo o negócio para mais cidades.
Fonte: PEGN