Por Giuliano Gonçalves | O e-commerce brasileiro continua em alta e consolida seu papel como importante impulsionador da economia nacional. De acordo com a pesquisa Panorama do Ecommerce no Brasil, o setor registrou um crescimento de 50% em seu faturamento em comparação aos níveis pré-pandemia.
Vale lembrar que, de acordo com a projeção da ABComm para 2024, o e-commerce brasileiro deverá atingir R$ 205,11 bilhões até o fim do ano.
Pix se torna o método de pagamento preferido dos brasileiros
O estudo revela que o Pix se tornou o método de pagamento mais utilizado no comércio digital brasileiro, respondendo por mais de 25% das transações.
Só no último ano, de acordo com o Banco Central, esse método de pagamento movimentou R$ 17,18 trilhões, devendo atingir 35% de todas as transações do comércio eletrônico até 2026, segundo a Worldpay.
Nordeste se destaca com maior ticket médio
O Nordeste brasileiro se consolidou como a segunda maior região em vendas online no primeiro trimestre de 2024 — ultrapassando inclusive a região Sul. Segundo a pesquisa, a região nordestina registrou um ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total do e-commerce.
Em comparação, a região Sul apresentou ticket médio de R$ 306,20 e market share de 15,9%. O Sudeste, por sua vez, lidera o mercado em participação (58%), mas ainda fica atrás do Nordeste em valor do ticket médio, com R$ 213,70.
Vale destacar que o Norte, apesar de deter a menor participação de mercado (2,5%), ostenta a mais alta média de gasto por compra, alcançando R$ 368,70.
Frete grátis em declínio estratégico
Visando otimizar suas margens de lucro, os varejistas estão sendo mais criteriosos na oferta de frete grátis. A participação das vendas com frete grátis vem caindo gradativamente desde 2021, chegando a 54,2% em janeiro de 2024.
Itens de telefonia, perfumaria, pet shop e farmácia e saúde são aqueles que mais oferecem o frete grátis, em 72,5%, 71,1%, 66,6% e 65,9% de suas vendas, respectivamente.
Mulheres impulsionam o crescimento em diversas categorias
As mulheres continuam sendo as protagonistas do e-commerce brasileiro, respondendo por 61,3% das vendas em março de 2024.
Salvo as categorias de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais, como:
- Beleza e Perfumaria (74,7%);
- Moda e Acessórios (72%);
- Pet Shop (85,4%);
- e Móveis (61,9%).
Fonte: Ecommerce Brasil