Por Ana Claudia Nagao | O número coloca o país na terceira posição em acessos a sites e lojas virtuais do setor farmacêutico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia. Os dados fazem parte do estudo da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado para páginas da internet entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.
Considerando todo o ano passado, o país superou pela primeira vez a barreira de 1 bilhão de visitas a essas plataformas, um avanço de 11,38% em relação a 2022. O Brasil concentra 4,61% do tráfego global, à frente de mercados relevantes como Índia, Reino Unido e Japão.
Ranking | País | Compartilhamento de Tráfego |
1 | Estados Unidos | 22,37% |
2 | Rússia | 5,81% |
3 | Brasil | 4,61% |
4 | Índia | 4,58% |
5 | Reino Unido | 4,32% |
6 | Japão | 4,23% |
7 | Polônia | 3,52% |
8 | Alemanha | 3,31% |
9 | França | 3,04% |
10 | Indonésia | 2,86% |
Fonte: Similarweb
Quem se destaca entre os maiores e-commerces de farmácias
O estudo sobre os maiores e-commerces de farmácias ainda comparou o volume de usuários nos sites e aplicativos. E as duas bandeiras da RDsaúde se destacam.
Enquanto a Drogasil é a marca com maior volume de usuários ativos diários no seu app, a Raia registra a maior disparidade na proporção de acessos entre sites e aplicativos. “Em média, a plataforma desta última bandeira conta com 1,3 milhão de usuários ativos, enquanto a página oficial da bandeira contabiliza 11,8 milhões de visitantes únicos”, ressalta Vicky Almeida, líder Latam de insights da Similarweb.
Sobreposição de audiência
Entre os e-commerces de farmácias que competem pela mesma audiência, a Drogaria São Paulo compartilha 21,9% do público com as Farmácias Pague Menos; 19,3% com as Drogarias Pacheco; 4,7% com a Drogaria Araujo e 1,3% com as Farmácias São João. Esta última rede apresenta o melhor índice de lealdade.
Sites que mais investem em PPC
Na análise de investimento versus crescimento de visitas, os sites da Drogasil, Farmácias Pague Menos e Drogarias Pacheco são os mais eficientes em Pay Per Click (PPC). Por outro lado, a Oficial Farma é dona do portal menos eficiente, por apresentar alto investimento e baixo retorno de visitas.
Mais insights da pesquisa sobre comportamento de compra
- 26 é a média de visitas que um e-commerce de farmácia recebe até gerar uma conversão. Produtos das categorias de beleza e cuidado com a pele; mamãe e bebê; e medicamentos são os mais adicionados aos carrinhos de compra
- A Qualidoc é a marca líder de conversão em vendas (12,3%). Em média o site recebe oito visitas até gerar uma conversão
- A Drogaria Pacheco é o segundo site com melhor performance. A taxa de conversão é de 8,6%
Na sequência, lado a lado estão as Farmácias Pague Menos e a Drogaria São Paulo, com taxas de conversão de 7,9% e 7,6%, respectivamente
Fonte: Panorama Farmacêutico