Por Paulo Gratão | Madura nas praças de alimentação, a rede de franquias Mania de Churrasco! pretende avançar pelos corredores dos shopping centers em 2024, com restaurantes premium. Hoje há cerca de 30 unidades deste porte, e a ideia é abrir 15 novos restaurantes com atendimento de mesa até o final do ano, quase o dobro do que foi aberto no ano passado. A informação foi adiantada a PEGN.
Atualmente, a rede tem 101 lojas, sendo que 38 estão fora de praças de alimentação, com os formatos Prime Steak & Burger (30) e Buffet & Pizza (8) – este último, apenas com operações próprias. Ao longo dos últimos anos, seis restaurantes de praça de alimentação migraram para os corredores dos shoppings, mas, de acordo com Filliphe Camelo, sócio e diretor da Mania de Churrasco!, essa condição é avaliada caso a caso, sobretudo em períodos de renovação contratual e negociações oferecidas pelos centros comerciais.
As inaugurações deste ano devem se concentrar em praças em que a marca já está presente, como São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Centro-Oeste e Sul do país. Novos territórios, como Norte e Nordeste, também estão no radar, mas podem ficar para o próximo ano. Não há empecilhos de um restaurante aportar em um shopping em que já exista uma loja da marca, desde que o formato seja distinto. “Em muitos shoppings temos dois modelos de negócio, que atendem públicos diferentes, e dá muito certo”, comenta Camelo.
Em pouco mais de 11 anos como franquia, a rede manteve um ritmo de crescimento contido. Atualmente, a proporção é de 2,6 unidades por franqueado, e a marca valoriza empreendedores que já toquem outras marcas de alimentação, pelo know-how adquirido. No ano passado foram abertas oito lojas, todas com salão, e a expansão prevista para este ano representa um crescimento de 10% no número de endereços que a marca tem.
A razão para esse cuidado, de acordo com Camelo, é a manutenção da qualidade do produto e dos custos para o franqueado. A logística pode encarecer os itens, e a troca da carne, principalmente, sempre esteve fora de cogitação.
No ano passado, a Mania de Churrasco! faturou R$ 526 milhões, cerca de 20% acima de 2022, ano que marcou a recuperação do pós-pandemia, superando 2019 pela primeira vez – tanto pelo retorno do consumo quanto pela necessidade de aumento de preços, dado o chacoalhão da inflação naquele período.
Para este ano, a meta é atingir R$ 585 milhões, e a expectativa é dobrar de tamanho, tanto em número de lojas quanto em faturamento, em até cinco anos.
Cardápio adaptado para fisgar novos bolsos
O tíquete médio dos restaurantes instalados em praças de alimentação é de R$ 55, e sobe cerca de 15% para os restaurantes fast-casual. Aos finais de semana, costuma ser ainda maior.
Para captar momentos de consumo que estão nos corredores dos shopping centers, e hoje se dividem entre marcas como Outback e Madero, a Mania de Churrasco! tem apostado em itens mais despojados no cardápio, como tábuas de carne e a linha de hambúrgueres. Os produtos são vistos como elementos-chave para posicionar a marca como opção para happy hour e jantares, por exemplo.
O hambúrguer é próprio, feito com um blend autoral da casa, desenvolvido em parceria com fornecedores. A frente de lanches foi lançada em 2015 e, por muitos anos, foi vista como uma venda complementar. Hoje, representa 30% do faturamento das lojas, com trajetória de ascensão.
Há também apostas para bolsos de menor alcance, como o BBQ Pork Festival, focado em carne de porco, lançado no final do mês passado. O menu trouxe dois pratos para o cardápio: o Mignon Red Pork e o BBQ Pulled Pork, que custam a partir de R$ 37. Mesmo com poucos dias em cartaz, a estratégia já tem escalado o ranking de mais vendidos, disputando espaço com alguns clássicos da casa.
Fonte: PEGN