Por Adriana Mattos | O comando da Pague Menos disse nessa terça-feira (5) que todo o mercado de farmácias desacelerou no quarto trimestre, e que a varejista de farmácias cresceu menos no quarto trimestre do que nos outros trimestres do ano.
A Pague Menos ainda disse que cresceu no Centro-Oeste, mas perdeu participação de mercado no Sul e Sudeste. Essa região do Sudeste tem como líderes de mercado a Drogaria São Paulo e a Raia Drogasil.
Apesar desse cenário, o diretor financeiro, Luiz Renato Novais, disse que “há grande fechamento de lojas independentes e regionais”, e isso ajudou a ganhar mercado sem abrir loja no Nordeste.
A companhia ainda estima que o reajuste de medicamentos, definido anualmente pelo governo, deve ficar em 4,5% neste ano, na mesma faixa do ano passado — esses reajustes ajudam a elevar venda e margem no segundo trimestre.
A margem bruta caiu 0,9 ponto para 29,2% da empresa consolidada no quarto trimestre, e no ano, recuou 0,5 ponto, para 29,6%. Esse índice bruto corroeu a margem Ebitda em 2023. A margem Ebitda consolidada no trimestre caiu 0,4 ponto, para 4,1%.
Em relação a sinergias com a Extrafarma, foram R$ 130 milhões capturados no quarto trimestre, em bases anuais, ou 57% do potencial mapeado pelo grupo.
A respeito deste ano, as vendas no começo de 2024, para algumas categorias, está acima do esperado por causa das vendas com o aumento da dengue no país. As vendas de repelentes cresceram 200% em janeiro e fevereiro, versus o mesmo intervalo de 2023.
Fonte: Valor Econômico