Por Julia Facca | A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, entre outras.
“Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço, para gerar a melhor combinação de ordens de compra. Nossa plataforma está apenas começando a ser usada, mas vemos que seu aprendizado é exponencial, o que levará ao varejo patamares de eficiência e resultados nunca antes vistos”, afirmam Aline Azevedo, diretora de produtos da Aravita, e Marco Perlman, CEO da startup.
Em atuação desde 2002, a St Marche conta com 33 lojas na capital, Grande São Paulo e no litoral do estado. Há 14 anos, o grupo adquiriu o mercado gourmet Empório Santa Maria e, em 2015, foi responsável pela vinda do primeiro centro gastronômico italiano Eataly da América Latina.
Fundada em 2022 por Aline Azevedo, Bruno Schrappe e Marco Perlman, a Aravita utiliza inteligência artificial e deep learning para prever a demanda de alimentos como frutas, verduras e hortaliças no varejo.
Azevedo conta com passagens pela Ambev e pela Loft, enquanto Schrappe possui experiências na CPqD e SapienX, e Perlman na Digipix e McKinsey and Company.
Com o propósito de reduzir o desperdício, a tecnologia da empresa baseia suas respostas em fatores variáveis como oscilações da produção, impactos de feriados, diferenças no mix e no poder de consumo dos clientes de cada loja, entre outros critérios.
Fonte: Baguete