Por Dow Jones | O Walmart está negociando a compra da fabricante de televisores inteligentes Vizio por mais de US$ 2 bilhões, segundo pessoas familiarizadas com a situação. A compra, apesar de ainda incerta, daria ao Walmart mais lugares onde ele poderia vender anúncios e apresentar produtos aos compradores.
O Walmart, incluindo a rede Sam’s Club, tem sido historicamente o maior cliente da Vizio.
As negociações sobre o acordo demonstram a importância dos dados do consumidor e dos anúncios para as grandes varejistas à medida que constroem seus negócios publicitários e competem com a Amazon. Além de ser um gigante do comércio eletrônico, a Amazon está entre os maiores em publicidade nos EUA, atrás da Alphabet, controladora do Google, e da Meta Platforms, proprietária do Facebook. A Amazon também vem construindo seu próprio negócio de TVs inteligentes.
Há também mais concorrência entre as varejistas em busca de verbas publicitárias, com empresas como Best Buy, Kroger e Instacart entrando no negócio. Os anunciantes continuam a transferir dólares para o espaço de mídia de varejo, que deverá atingir US$ 59,6 bilhões em receitas publicitárias nos EUA este ano, um aumento de quase 30% em relação ao ano passado, de acordo com a Insider Intelligence.
O Walmart obtém a maior parte de sua receita nos EUA com seu negócio de alimentos, que normalmente tem margens de lucro baixas. Os executivos veem o bloco de anúncios do Walmart Connect como um caminho para lucros maiores e uma forma de gerar dinheiro além do mecanismo de longa data da empresa de venda de produtos nas lojas.
Isso daria ao Walmart mais dinheiro para investir na oferta de remessas mais rápidas e outros serviços para competir com a Amazon, que depende dos lucros dos seus negócios de publicidade e computação em nuvem de maneira semelhante.
Em 2022, o Walmart obteve cerca de US$ 2,7 bilhões em receita global de publicidade nos 12 meses anteriores. A empresa reporta os lucros de 2023 na próxima semana. O Walmart já está testando a venda de anúncios por meio de TVs conectadas. Uma compra potencial da Vizio poderia tornar o cliente em potencial mais fácil e atraente para anunciantes em potencial.
A Vizio foi fundada em 2002 por seu diretor-presidente William Wang, um empreendedor em série que sobreviveu a um catastrófico acidente de avião que matou cerca de metade de seus passageiros. A Vizio fixou o preço de sua oferta pública inicial em 2021 em US$ 21 e as ações abriram as negociações a US$ 17,50. As ações da Vizio fecharam na segunda-feira sendo negociadas a menos de US$ 8 por ação. A Vizio deve divulgar os lucros do quarto trimestre em 27 de fevereiro.
Fonte: Valor Econômico