Evento, que promete ofertas de até 80% e pega carona no Dia do Consumidor, visa elevar vendas em período fraco
Iniciativa, que tem adesão do varejo físico, tem meta de faturar mais que o dobro de uma quarta comum
DE SÃO PAULO
Lojas virtuais promovem nesta quarta-feira (18) uma espécie de “Black Friday fora de época”, com o oferecimento de produtos com desconto em mais de 500 sites.
A data, chamada de Dia do Consumidor Brasil e que acontece pelo segundo ano, é uma referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no domingo passado (15).
Trata-se, na verdade, de uma tentativa do comércio on-line de elevar as vendas em um período considerado fraco –no primeiro trimestre do ano, sem datas comemorativas como o Dia das Mães e com o consumidor pagando os financiamentos feitos na temporada de Natal, o movimento costuma ser menor.
A ação terá entre os participantes sites de companhias como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza. Apesar de a participação predominante ser de lojas virtuais, o varejo físico também aderiu, como no caso das redes Fast Shop e Ponto Frio.
Segundo o Buscapé Company, que organiza o evento, as ofertas podem chegar a até 80% –no site da comparadora de preços e também no portal Baixou haverá indicações de produtos realmente com desconto, com base nos preços dos dias anteriores.
“A adesão está como esperávamos”, diz Rodrigo Borer, presidente do Buscapé, quando questionado se o momento econômico e a inflação iriam interferir na ação.
A expectativa é que, em apenas um dia, o setor de e-commerce movimente R$ 278,3 milhões, uma alta de 60% em relação aos R$ 174 milhões de 2014.
O valor é bem mais baixo que o da Black Friday original, que acontece em novembro e que no ano passado gerou R$ 1,16 bilhão.
Ainda assim, é mais que o dobro do que se costuma vender em uma quarta-feira comum (em torno de R$ 115 milhões), de acordo com E-bit.
Folha de S. Paulo – SP