Por Redação | O Pix foi a forma de pagamento mais usada no país em 2022, segundo o Banco Central. Com poucos anos de existência, o sistema de transferência instantânea se populariza cada vez mais entre os brasileiros. Nesse sentido, as varejistas passaram a oferecê-lo como opção aos consumidores.
De acordo com uma pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o , o Pix é aceito em 85% das empresas que atuam nos canais digitais.
Para se ter ideia da abrangência da ferramenta, quando se trata das lojas físicas, o percentual sobe para 93%. Ou seja, o Pix, muito em breve, deve ampliar o seu alcance e ser disponibilizado como opção em cada vez mais companhias.
Com base nos dados apresentados pelo estudo, os principais meios de pagamentos aceitos no e-commerce são:
Cartão de crédito à vista: 100%;
Pix: 85%;
Cartão de crédito parcelado: 85%;
Boleto bancário: 62%;
Cartão de débito automático: 38%.
Sendo assim, o Pix se iguala ao cartão de crédito parcelado no que diz respeito à aceitação pelas varejistas no meio online. Vale destacar que muitas delas oferecem benefícios aos consumidores que optam por essa modalidade de pagamento.
Outra informação que chama a atenção na pesquisa sobre o Pix é a sua presença entre as formas de pagamento nas compras feitas pelo celular. Nesses casos, o sistema de transferência instantânea lidera o ranking.
Confira:
Pix: 33%;
Cartão de crédito parcelado: 30%;
Cartão de crédito à vista: 15%:
Pagamento via app: 9%;
Cartão de débito automático: 4%;
Boleto: 2%.
A facilidade de acesso do Pix e sua praticidade na hora de realizar o pagamento são fatores que podem explicar a liderança da ferramenta, uma vez que ela é acessada diretamente pelo celular, via aplicativos.
Fonte: Seu Crédito Digital