Data: 12/03/2015
Cartão BOM+ pode ser usado tanto no transporte como no comércio e é importante mecanismo de educação financeira
Relativamente novo no Brasil, o mercado de cartão pré-pago está se popularizando no país. Em meio ao cenário de crise, alta dos juros e aumento dos consumidores inadimplentes, a modalidade tem conquistado espaço.
Além de vantajoso para pessoas que não possuem acesso a uma conta corrente ou que não conseguem comprovação de renda, o cartão pré-pago proporciona maior segurança nas compras, permitindo ao cliente a consulta constante dos valores gastos, além de funcionar como uma importante ferramenta de educação financeira.
De acordo com estudo realizado pelo Instituto Data Popular em 2013, 39% das pessoas com mais de 18 anos no País, ou seja, uma média de 55 milhões de brasileiros, não guardam suas reservas em bancos. Mesmo assim, chegam a movimentar R$ 665 bilhões ao ano. Além desse público, o cartão pré-pago chega também aos clientes bancários que não possuem limites de crédito e não tem acesso a determinados serviços, como compra pela internet, por exemplo.
Com objetivo de atingir seus usuários e clientes com essa nova proposta de serviço, a Promobom Autopass, administradora do Cartão BOM cartão da Região Metropolitana de São Paulo, criou em 2013 o BOM+, um cartão múltiplo, pré-pago e com senha que pode ser utilizado tanto no transporte como no comércio já que é credenciado à ampla rede Mastercard. O serviço conta também com a possibilidade de saque em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.
Sem qualquer tipo de burocracia, a aquisição não exige comprovação de renda, nem consulta aos órgãos de proteção ao crédito. O BOM é um dos maiores e mais complexos sistemas de transporte do mundo. Estamos atentos a cada perfil de usuário. O pré-pago BOM+ é um instrumento de inclusão socioeconômico e cultural que proporciona ao cliente utilizá-lo tanto como cartão de transporte como também comprar em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos, compras pela internet e a oportunidade de participar do programa de benefícios e descontos disponibilizados pela Mastercard, afirma Rubens Fernandes Gil Filho, presidente executivo da Autopass.
Estudos realizados pela Mastercard apontam que o Brasil é o mercado com maior potencial de crescimento de cartões pré-pagos da América Latina. A expectativa do setor é até 2017 movimentar US$822 bilhões.
O serviço tem se tornado também alternativa para que as empresas tenham mais opções de pagamentos aos seus funcionários. O pré-pago pode ser utilizado no pagamento de empregadas domésticas, funcionários autônomos, prestadores de serviço e até mesmo um aliado na hora de pagar a mesada dos filhos.
Para mais informações sobre o BOM+ acesse o site www.cartaobommais.com.br
Revista Seguro Total on-line – SP