12/03/2015 às 05h00
Por Marina Falcão | Do Recife
Governança e planejamento sucessório não devem ser preocupações apenas em empresas de grande porte. Tampouco há idade mínima para começar a pensar na perenidade dos negócios, disse Robinson Shiba, presidente do TrendFoods (Gendai e China in Box). Quando vendeu 40% do negócio para o fundo americano Laço há pouco mais de dois anos, Shiba disse que estava pensando principalmente na perpetuação do grupo. “No Japão, temos empresas com 1.700 anos de existência”, afirmou, durante palestra ontem no Maratona Valor PME, no Recife. Aos 47 anos, o empresário diz que está preparando seu filho mais velho, que nunca trabalhou no grupo, para sucedêlo na empresa. “Mas se isso ocorrer, tem que ser por mérito. Ele pode ser um herdeiro de ações, e não necessariamente um herdeiro de gestão”, disse. Dono de uma rede 227 lojas (entre franquias e unidades próprias), o grupo TrendFoods obteve vendas de R$ 450 milhões no ano passado, dos quais R$ 80 milhões com royalties das franquias e vendas da lojas próprias. Para este ano, o objetivo é abrir mais oito unidades, sendo seis franqueadas. Segundo Shiba, a rede deve crescer em vendas neste ano apenas o equivalente à inflação. “Estamos trabalhando para ajustar os nossos produtos às necessidades do momento, com oferta mais promocional para o consumidor”, disse. A crise econômica, no entanto, representa uma oportunidade para a empresa colocar em prática seu plano de crescimento em shoppings. “Neste momento de demanda menos aquecida, é possível fazer melhores negociações de pontos em shoppings”, disse o empresário.
Valor Econômico – SP