Por Rennan Setti | A operação de e-commerce da Americanas foi praticamente atropelada pelo escândalo de fraude protagonizado pela varejista. Segundo dados da consultoria SimilarWeb compilados pelo BTG Pactual em relatório, o número de visitas mensais nos três sites da companhia — Americanas, Submarino e Shoptime — despencou 64,6% em um ano.
Os sites receberam 36,3 milhões de visitas em agosto, contra 102,5 milhões um ano antes. Com isso, foi ultrapassado pelo site das Casas Bahia (42,3 milhões). O site Americanas.com em si já recebe menos visitas que o Netshoes, do grupo da Magalu — 31,1 milhões contra 31 milhões.
Enquanto os sites da Americanas encolheram dois terços, o restante dos sites de e-commerce pesquisados apresentou alta de 1,3% no período. O líder foi o Mercado Livre, com 243,9 milhões de visitas mensais, praticamente o mesmo número de um ano antes. Mas a Amazon aumentou em 24% suas visitas no período, para 184,4 milhões.
Com todo o debate sobre taxação de importados, os acessos à Shopee caíram de 97,8 milhões para 76,3 milhões por mês, segundo o relatório.
O relatório do BTG Pactual não considerou a Shein, que atua com foco em vestuário.
Fonte: O Globo