Por Redação | Compras com entrega rápida e de última hora feitas pelo WhatsApp: este foi o perfil predominante de consumo no fim de semana do Dia dos Pais. É o que aponta uma pesquisa realizada pela retailtech Newtail, que oferece soluções de retail mídia para o varejo.
As compras pela plataforma cresceram 27% nos dias 12 e 13 se comparadas aos dias 5 e 6 de agosto, seguidas do e-commerce, que apresentou aumento de 11% nas vendas no mesmo período. Já o desempenho das lojas físicas subiu 2%.
A pesquisa acompanha o mercado de forma segmentada para avaliar tendências de consumo em diferentes canais e, nesta edição, analisou R$ 42,6 milhões em vendas de 65 lojas de diferentes redes do mercado brasileiro.
“Os resultados reforçam a importância da presença das marcas em múltiplos pontos de ativação e em diferentes etapas da jornada de compra de forma segmentada”, avalia Gabriel Monteiro, CEO da Newtail.
Os dados da pesquisa mostram, ainda, que o Dia dos Pais voltou a aquecer o varejo no mês de agosto, com alta geral de 2,1% em relação ao final de semana anterior, e que a alta está associada a dois dados relevantes: o aumento de 12% no tíquete médio dos produtos comprados e carrinhos maiores, que apresentam mais 9,4% de volume de unidades por compra.
Entre os principais segmentos que são a aposta na data, o de Bebidas foi o que sofreu maior impacto positivo, com aumento de 27,5% nas vendas, com destaque para alcoólicas: a cerveja foi o item com crescimento mais expressivo (+74,4%), seguida por destilados (+43%) e vinhos (+31,3%). Já Alimentos, segmento que geralmente lidera a data, ficou basicamente estável, com avanço de 0,4%.
Fonte: IstoÉ Dinheiro