Via Varejo investe em ambientação para atender cliente que busca soluções prontas e auxílio na hora da compra
Erica Ribeiro
eribeiro@brasileconomico.com.br
Para aumentar a venda de móveis, segmento que hoje representa 20% de todo o negócio da Via Varejo, a empresa braço do Grupo Pão de Açúcar está investindo na criação de espaços integrados, onde o cliente encontra soluções completas de decoração.
A Via Varejo investiu R$ 3,2 milhões na contratação de dois escritórios de arquitetura para a modificação dos ambientes.
O projeto-piloto vem sendo desenvolvido em sete lojas da Casas Bahia em São Paulo e chegou ontem ao Rio, com a bandeira Ponto Frio.
André Caio, diretor comercial de Móveis da Via Varejo, explica que as mudanças, em ambas as bandeiras, aconteceram depois de pesquisas feitas com os clientes, que apontaram a necessidade de encontrar projetos prontos e ajuda na hora da compra.
No caso do Ponto Frio, por ter mais lojas em shoppings e um foco em tecnologia, as vendas de móveis acabam sendo inferiores às da Casas Bahia, que tem mais filiais na rua, com espaços maiores. Mas identificamos no consumidor de Ponto Frio, que tem no Rio o seu maior contingente, a necessidade de apresentar a eles uma nova experiência de compra. Este cliente quer novidades, mas deseja ser ajudado em sua tomada de decisões. A criação de ambientes ajuda nisso. Sinalizamos os ambientes e mantemos também peças fora de ambientação. Com isso, estimulamos a compra aspiracional e damos as opções isoladas de nosso portfólio, diz Caio.
As mesmas soluções, afirma ele, serão encontradas tanto nas unidades da Casas Bahia quanto do Ponto Frio pelo país, onde for possível criar os espaços com opções de ambientes.
Além dos espaços ambientados, os demais itens do mobiliário são organizados por setores e divididos por sortimento.
Além da loja do Ponto Frio no shopping Nova América, aberta ontem, outra unidade da mesma bandeira terá ambientação de móveis, desta vez em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ainda esta semana.
Presenteem 19 estados e no Distrito Federal, a Via Varejo tem hoje 1.034 ativas, sendo 663 Casas Bahia e 371 Ponto Frio.
Caio informa que, além da mudança físicas, os vendedores das lojas que estão recebendo o novo projeto tiveram aulas de decoração, para ajudar o cliente na hora da escolha de uma solução integrada.
Vamos observar a receptividade dos clientes de Ponto Frio nestas duas unidades para fazermos ajustes e depois pensar na expansão.
O mesmo acontece com Casas Bahia.
As sete lojas, que estão com o projeto-piloto desde novembro do ano passado, estão indo muito bem, e seguimos observando os resultados.
Além disso, desenvolvemos uma linha de móveis planejados em parceria com a Unicasa, empresa de capital aberto dona de marcas como Dell Ano e Favorita, que está em fase de testes em outras quatro lojas das Casas Bahia, comenta o executivo da Via Varejo.
De toda a linha de móveis que a Via Varejo oferece a partir de seus fornecedores, 30% são de produtos novos, diz Caio, que adianta que a empresa se preocupou em retirar aqueles que não estavam tendo uma boa saída de vendas.
Segundo ele, os móveis encontrados nas Casas Bahia são diferentes dos vistos no Ponto Frio.
E a diferenciação vai além: dependendo da região, determinado produto pode ou não ser encontrado.
A marca própria da empresa a indústria de móveis Bartira, que pertencia à família Klein, fundadores da Casas Bahia, e que foi adquirida em 100% no último trimestre de 2013 terá linhas de cozinhas planejadas e armários para quarto à venda no Ponto Frio e na Casas Bahia.
Por enquanto, diz Caio, a abertura de lojas das duas bandeiras unicamente para a venda de móveis não está nos planos da empresa.
Mas não estaria descartada no futuro.
A Via Varejo fechou o ano de 2014 com lucro líquido ajustado de R$ 964 milhões, alta de 34,1% ante 2013, e receita de R$ 22,6 bilhões.
Foram abertas 88 novas lojas, sendo 61 da bandeira Casas Bahia e 27 da bandeira Ponto Frio.
Nesses números estão incluídas as dez lojas do conceito Mobile, em que são vendidos celulares e tablets.
Brasil Econômico – SP