Por Redação | Os atacarejos vem se destacando no varejo, e segundo pesquisa da NielsenIQ, o formato vem crescendo desde 2015, representando 69% do mercado, ou seja, estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores brasileiros. Em virtude disso, as redes apostam neste crescimento, o que é demonstrado no aumento do número de inaugurações e conversões pelas empresas do setor supermercadista.
O estudo aponta que, além das novas lojas, as vendas também aumentaram 10% no acumulado dos últimos 9 meses. Uma das redes que sentiu os efeitos do crescimento do formato, é o Flex Atacarejo, que está buscando implementar novas ferramentas para atrair e fidelizar cada vez mais os consumidores.
Para isso, o Flex apostou em um mix de produtos variados e diferentes do convencional, como adegas, padaria e produtos importados. Além disso, o atacarejo também aposta no uso da Inteligência Artificial para identificar o gosto do consumidor frequentador de cada unidade e a fidelização do cliente.
Segundo Amilcar Pavan, sócio-fundador do Flex, a criação do Clube Flex é uma das estratégias de relacionamento com o cliente que representa, hoje, 80% do faturamento da rede. “Com a inteligência artificial como aliada, cerca de 74% das compras realizadas atualmente pelos consumidores são de itens que estão presentes no clube e, a partir disso, o Flex consegue identificar a preferência do consumidor cadastrado e fazer ofertas direcionadas, conforme o hábito de cada cliente e muitas vezes indicar produtos com a maior probabilidade de vendas entre públicos semelhantes, aumentando ainda mais o tíquete médio que hoje é de R$ 135,00 nas lojas físicas e R$ 350,00 no e-commerce”, afirma.
A partir do modelo de negócios implementado, o Flex iniciou o seu projeto de expansão. No ano passado adquiriu uma rede de supermercados e atingiu o total de 11 lojas espalhadas pelo interior paulista. De acordo com Amilcar, a meta agora é dobrar as unidades. “Nós estamos trabalhando cada vez mais para levar produtos com diversidade, mantendo a qualidade e o preço acessível para outras localidades da nossa região. Para atingir nosso objetivo de expansão, implementamos, em todas as unidades, a inteligência artificial para entender as preferências dos nossos consumidores e pretendemos continuar no caminho de expansão investindo em novas ferramentas e tecnologias que chamem a atenção dos consumidores para atingir nossas 25 lojas.”
Sobre o Flex Atacarejo
O Grupo Flex, surgiu em 1995 na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, a princípio, atuando no formato de Supermercado, com a bandeira ASP Supermercados. Em 2016, após um estudo feito pelos sócios, foi consolidado o Flex Atacarejo, com o objetivo de atender tanto às famílias, quanto pequenos empreendedores, que buscam preços de atacado, amplo sortimento e bom atendimento.
Fonte: Super Hiper