Por Redação | Com mais de 300 lojas em Minas Gerais, a Drogaria Araujo vem investindo fortemente na experiência que seus clientes têm durante a jornada de compra. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Carlos Alexandre Lopes, superintendente de vendas da rede, revela que um dos focos é desenvolver um modelo de loja que atenda diversas buscas. Como resultado deste projeto, a categoria de conveniência, por exemplo, corresponde a 40% das vendas. “Hoje, nós temos como diferencial nosso mix de produtos, atendendo diretamente diversas necessidades para os clientes”, destaca Carlos. Atualmente, são atendidos cerca de 5 milhões de clientes por mês.
Novidades em Serviços
Os principais projetos da Drogaria Araujo estão ligados ao lançamento do “Saúde em Dia”, programa de serviços farmacêuticos que visa tornar a rede um hub de saúde, criar iniciativas digitais e implantar um novo CRM. “Temos várias iniciativas de incremento no mix de produtos, então estamos ampliando nosso sortimento para os clientes.” A estratégia de melhorar a experiência nas lojas físicas se estende aos canais digitais, que representam 10% do faturamento da rede e, no ano passado, atingiram R$ 300 milhões. “Estamos apostando bastante na omnicanalidade para atender o cliente do jeito que ele achar melhor”, completa Carlos. Em 2022, o faturamento da Araujo ultrapassou R$ 3 bilhões, montante 20% maior que o registrado em 2021.
Crescimento Omnicanal
“Nossos canais digitais têm crescido cerca de 30% ao ano, isso mesmo depois da pandemia. Hoje em dia, tudo está ligado: o cliente pode começar a sua experiência em uma loja física e migrar para a digital, e vice-versa”, reforça o superintendente. As projeções de crescimento do e-commerce da Drogaria Araujo estão na casa de 10 pontos percentuais acima do varejo farmacêutico brasileiro. Em relação à expansão física, o plano prevê 50 inaugurações em 2023. Presente em 50 municípios mineiros, a Araujo pretende abrir lojas no Sul de Minas Gerais, Vale do Aço e Norte de Minas. Já em faturamento, a projeção é crescer 20% neste ano.
Fonte: Gironews