Por Ivone Santana | Os consumidores do Grand Plaza Shopping, em Santo André, no ABC Paulista, já podem usar um aplicativo de localização ‘indoor’, por celular ou tablet, para chegar às lojas de seu interesse. Dentro do aplicativo Grand Plaza está disponível a função Let’s Plaza, que contém mapa com as rotas que podem ser seguidas visualmente na tela do aparelho ou por voz.
O shopping é controlado pela Syn Prop e Tech, ex-Cyrela Commercial Properties. Na semana passada, a Syn confirmou que contratou um assessor financeiro para avaliar “eventuais oportunidades estratégicas” relacionadas ao Grand Plaza e ao Shopping Cidade São Paulo, situado na avenida Paulista. Em dezembro, a Syn convocou assembleia geral de cotistas para cisão parcial do Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Shopping.
O Grand Plaza recebe de 1 milhão a 1,2 milhão de pessoas por mês, segundo informou em março ao Valor, Fabio Oliveira, superintendente do shopping. A expectativa é que 1,7 milhão de consumidores baixem o app, o equivalente a 10% do fluxo de pessoas no primeiro ano de funcionalidade do GPS.
Todos os smartphones e tablets com acesso a Bluetooth e internet podem usar o serviço dentro do Grand Plaza. O acesso pode ser tanto por Wi-Fi, disponível no shopping, quanto pela rede móvel do usuário.
Com mais de 300 lojas e quase 600 metros de extensão atualmente, o Grand Plaza é uma obra horizontal e está entre os maiores do país por área bruta locável (72 mil m2). Além das lojas, o mapa indica a praça de alimentação, o Boulevard Gastronômico, a alameda de serviços, opções de entretenimento e o que mais estiver disponível no estabelecimento.
Na versão atual do app, o consumidor tem acesso ao GPS e ao serviço de assistente de compras virtual. Para o segundo semestre, serão incluídas promoções, ofertas exclusivas dos lojistas, pagamento do estacionamento e agendamento para participar de eventos do empreendimento.
O sistema de GPS foi desenvolvido pela Zapt Tech, de Belo Horizonte, como um dos desafios apresentados pelo shopping dentro do Parque Tecnológico de Santo André.
Outros shoppings
O diretor comercial e de marketing da Zapt Tech, André Raccah, disse ao Valor que a empresa, que tem 20 funcionários diretos, já implantou sistema semelhante em alguns shoppings, como Rio Mar Recife e North Shopping Fortaleza. “E estamos com projetos em andamento nos maiores grupos de shoppings do Brasil”, afirmou.
De acordo com o executivo, a tecnologia da Zapt vem sendo aplicada também em outros segmentos, como hospitais, turismo, parques, eventos, arenas esportivas, entre outros.
O lançamento do app é parte das inovações do Grand Plaza, com investimento total estimado em de R$ 700 mil a R$ 1 milhão. Os recursos saem do fundo de promoção pago pelos lojistas.
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Fonte: Valor Econômico